17/08/2008

Portugal tem o maior fosso entre ricos e pobres

Um conhecido semanário revelou que, nos últimos quatro anos, ou seja, de 2004 a 2008, o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção crescera 437%.
Número que contrasta com os restantes países da Europa, ainda mais porque o impacto das transferências sociais, como os apoios financeiros directos, é sempre menor em Portugal do que em qualquer outro país da Europa. Segundo o Governo, este aumento explica-se pela coexistência dos dois sistemas de apoio social.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Trabalho e da Solidariedade Social, nos últimos dez anos, a pobreza em Portugal terá baixado e os rendimentos dos mais pobres subido. No entanto, Portugal continua a ser o país da União Europeia que regista maiores níveis de desigualdade entre ricos e pobres, pois são as mesmas estatísticas que demonstram que são 334 mil os portugueses que vivem do Rendimento Social de Inserção.
No final de Junho do ano passado, 251.985 famílias - abrangendo 637.954 pessoas - do distrito do Porto beneficiavam deste complemento social, o que representa um aumento de 54.180 pessoas. No mesmo período, estavam registadas 194.204 pessoas e 68.855 agregados familiares beneficiários do RSI no distrito de Lisboa.
Todavia, um ano depois, o número de beneficiários aumentou, em ambos os casos, mais de 37%, o que contradiz os números do Governo.


Sem comentários: