08/08/2008

Visita ao Canil/Gatil Municipal de Lisboa

Ontem, o Grupo Municipal de “Os Verdes” efectuou uma visita ao Canil/Gatil Municipal de Lisboa, no seguimento de vários pedidos de alerta para as condições do mesmo.

Quando ali chegámos formos calorosamente recebidos e as portas abriram-se, sem nada esconder.

Cá fora, as novas instalações estavam cheias. Os animais ladram a pedir carinho, o seu olhar triste pede-nos que os tirem dali. À parte disso as instalações estão bem pensadas, têm espaço e estão limpas. Em todo o caso, os animais precisavam de mais. Mais atenção, carinho, alguém que os passeie, os escove, lhes dê atenção e brinque com eles. Que minimize a sua estadia por ali.

Lá dentro os canídeos continuam em espaços pequenos, mas os projectos de ampliação do canil/gatil continuam e há um projecto no exterior que vai poder ser ocupado por mais animais. Quando este estiver terminado, aquele local que agora está mal ventilado e com cheiro nauseabundo será remodelado e com certeza que terá outras condições para estes animais abandonados.

O local onde os gatos estão sempre foi diferente. O cheiro é mais suportável e as suas necessidades são bem diversas das dos cães. Mas para eles também há projectos.

Decorre por parte da Autarquia o Projecto CER (Captura, Esterilização e Recolocação). E em que consiste este programa? A Captura dos animais, e o despiste das principais doenças e, no caso dos gatos saudáveis, a esterilização e libertação de novo no local, em número adequado aos espaços e características do local.

Infelizmente, e no nosso entender, este Projecto não está a ser difundido e ainda há um grande desconhecimento sobre o mesmo.

Este mês houve um abandono massivo de animais na via pública, em Lisboa. Só no mês de Julho foram abandonados 203 animais. A Câmara não pode dar resposta a este número e quando se refere que não há vontade, é de todo falta de conhecimento. As pessoas responsáveis pelo canil/gatil municipal são conscientes e preocupadas. Mais não podem fazer, apesar dos esforços. A culpa não é da Câmara Municipal, é de quem abandona os seus animais, é da falta de consciência e de escrúpulos dos donos.

Ao longo do ano as pessoas vão comprando/adoptando animais e quando querem ir de férias esquecem-se que estes amigos de quatro patas fazem parte da família, deixando-os para trás, sem olhar, sem peso na consciência. Há alguns programas que se desconhecem, como as FAT (Famílias de Acolhimento Temporário), que tomam conta de animais por um período de tempo. Há empresas de Petsitting que tanto podem ficar com o seu animal, como ir a sua casa e tratar deles. Como exemplo e para conhecerem, podem dar uma vista de olhos numa que pode ser consultada em http://www.petsitting.com.pt/

Algumas associações e alguns individuais reclamam pelas condições do Canil/Gatil Municipal. Mas voluntariam-se para ir até lá e ajudar? Tentam encontrar soluções e dar um pouco do seu tempo? Não! Fala-se muito e faz-me muito pouco, NADA até.

É pena. É pena pois apercebemo-nos do empenho dos funcionários e responsáveis e se mais não fazem é porque não há condições financeiras e humanas.

Mas esperamos que isto mude. A CML contratou dez novos tratadores que concerteza irão dar outro dinamismo ao local e que contribuirão por certo para que haja mais bem estar entre os animais que ali estão.

Continuamos a apelar a voluntários, a quem queira dar um pouco de tempo e carinho, que ajude a minimizar a dor e a tristeza destes pequenos e indefesos amigos.
Mais informações sobre o Canil/Gatil Municipal de Lisboa poderão ser obtidas no site http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/

Se não tem condições de levar de férias o seu animal, tente encontrar uma solução (um hotel, quem faça petsitting, uma FAT). Em Lisboa poderá entrar em contacto com o Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos, Gabinete de Relações Públicas, sito na Rua da Boavista, 9 ou através do telefone número 213 253 555 (entre as 9 e as 17.30h) ou ainda através dos emails : dhurs@cm-lisboa.pt; lisboalimpa@cm-lisboa.pt

Neste Verão não abandone o seu mais fiel amigo, ele nunca o abandonaria!

1 comentário:

Anónimo disse...

peço desculpa masa relativamente ao voluntariado no canil municipal foi-me dito pelo veterinário municipal que não era permitido o voluntariado +por pessoas particulares,o que é sde lamentar pois estão a desperdiçar muitas pesoas que o fariam,tenho a certeza e que poderiam por isso virem a ser futuros adoptantes,quanto ao espaço,conheço apenas por fotos na net,e não considero de todo que seja razoavél,os cães estão num quadrado minimo,onde estaõ presos por correntes de ferro,muitas vezes curtas e que alguns não conseguem sequer deitar-se,o chão é em traves de madeira e aí os cães fazem as necessidades,comem e dormem,muitas vezes deitam-se em, cima das fezes,estão molhados pois os espaço é limpo com mangueira e não há qualquer cuidado em não os molhar,não têm espaço para se movimentarem nem fazerem qualquer exercício,o que é inadmissivel e que pelos direitos dos animais é condenavél,sou voluntária numa associaçõa ,estou ao vosso dispôr,aguardo ansiosamente pelas obras,quanto ao gatil,nunca os gatos deveriam estar em jaulas é apenas uma situação que deveser usada para os transportar,deveriam ter um gatil como tantos outros,visitem o da união zoofila,ou a fundação S Francisco de assis em cascais,ao vosso dispôr
marina