15/12/2007

Alterações que matam

A Organização Mundial de Saúde alertou na 5ª fª, em Bali, Indonésia, para os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde humana e calculou que 150 mil pessoas morreram devido aos efeitos do aquecimento global, desde meados dos anos 70 até ao ano 2000.
Além deste alerta, a Federação Internacional da Cruz Vermelha apresentou um relatório segundo o qual se registaram 427 catástrofes naturais, só em 2006, devido ao aquecimento global.
Em virtude dos dados alarmantes apresentados na conferência de Bali, a União Europeia já anunciou que boicotará a reunião sobre alterações climáticas, a ser organizada no Havai pelos EUA, se Washington recusar cumprir os objectivos de redução das emissões de gases poluentes 1.
Sete metrópoles nos cinco continentes vão pedir aos seus habitantes que desliguem a luz durante uma hora por dia, como medida de poupança energética e gesto em prol da luta contra o aquecimento global.
A medida foi ontem formalmente apresentada em Bali a iniciativa ‘Hora da Terra’, pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Trata-se de um projecto destinado a conseguir a redução do consumo de energia eléctrica nas cidades.
Depois de uma experiência em Sidney, agora chegou a vez de Chicago, Copenhaga, Manila, Telavive, Toronto, Melburne e de novo Sidney. Estabelecimentos comerciais, departamentos governamentais e casas particulares vão apagar as luzes como sinal de envolvimento na luta contra um dos maiores problemas que ameaçam o planeta, assinalou a WWF.
Para a organização internacional de defesa do ambiente, este gesto é uma forma de os cidadãos mostrarem aos governantes a sua preocupação e dizerem que “esperam que os líderes tomem medidas imediatas, antes que seja demasiado tarde”.
Representantes de 190 países terminam esta madrugada, na ilha indonésia de Bali, um debate organizado pela ONU, com vista ao desenvolvimento, em 2008 e 2009, de um novo acordo contra o aquecimento global que substitua, em 2012, a primeira fase do Protocolo de Quioto 2.

Sem comentários: