28/12/2007

Requalificação da Feira da Ladra


A freguesia de São Vicente de Fora vai propor à CML a requalificação da Feira da Ladra e a criação de um mercado de cultura no espaço onde funcionou um mercado de peixe e legumes. O presidente da Junta disse que a recomendação representa “uma aspiração de há muito” da freguesia, que pretende ver aquele espaço “renovado e com uma vida diferente”.
O autarca sublinhou que, devido à grande afluência de turistas àquele local, a reactivação do mercado de peixe e legumes - desactivado por falta de pagamento da CML a empreiteiros - num mercado de cultura é outro dos objectivos da Junta.
Neste mercado poderia comercializar-se antiguidades e obras de arte, além de se realizarem exposições de obras de arte e de espectáculos e que era uma “boa forma de vender a imagem de Lisboa” junto dos turistas.
O autarca considerou ser “impensável” retirar a Feira da Ladra do local onde se realiza, já que é uma iniciativa que data de 1273, embora nesta altura se fizesse às portas do Castelo de S. Jorge, tendo passado para o Campo de Santa Clara em 1311. A colocação de um espaço de informação turística na Feira da Ladra é outra das reivindicações do autarca.
A recomendação para que seja requalificada a Feira da Ladra vai ser enviada à CML e AML.

Ver Público 2007-12-20

Sem comentários: