Estamos numa época em que se exagera no consumo sem se atender à redução do uso de materiais, como reciclar e reaproveitar o papel. As grandes superfícies dizem não conseguir contabilizar as quantidades de papel de embrulho gastas nesta altura do ano. Algumas até deixam os clientes levar papel e fitas, sem restrições. Aliás, muito mais do que o necessário.
A Sociedade Ponto Verde procura ser mais positiva quanto aos resultados de 2007. “Tudo leva a crer que vamos ter um bom ano de reciclagem”, refere o seu director de marketing. E aponta números: “A reciclagem no circuito urbano será acima das 270 mil toneladas de resíduos. Em 2006, foram 240 mil”.
Ainda assim, espera-se encontrar nos dias posteriores ao Natal “montanhas de resíduos (quase 100% recicláveis) em redor dos contentores do lixo ou nos limitados ecopontos, consequência de todos os excessos”. Os consumidores deveriam “ser levados a reutilizar materiais ou a descobrir formas mais imaginativas de oferecer os presentes”, não exagerando no uso dos materiais de embrulho 1.
Nas últimas décadas, a embalagem adquiriu uma importância central no quotidiano das pessoas e das empresas, mas teve também, paralelamente, os seus impactos negativos no ambiente. Não obstante, a polivalência e a adaptabilidade da embalagem a várias funções e usos, fez dela um produto imprescindível ao estilo de vida moderno e traduz, simultaneamente, a arte e o engenho do ser humano 2.
Por isso, se a época natalícia já “é uma altura difícil de recolha (de lixo), as pessoas devem evitar estes dias e levar os resíduos (apenas) quando os ecopontos estiverem mais vazios”.
A Sociedade Ponto Verde procura ser mais positiva quanto aos resultados de 2007. “Tudo leva a crer que vamos ter um bom ano de reciclagem”, refere o seu director de marketing. E aponta números: “A reciclagem no circuito urbano será acima das 270 mil toneladas de resíduos. Em 2006, foram 240 mil”.
Ainda assim, espera-se encontrar nos dias posteriores ao Natal “montanhas de resíduos (quase 100% recicláveis) em redor dos contentores do lixo ou nos limitados ecopontos, consequência de todos os excessos”. Os consumidores deveriam “ser levados a reutilizar materiais ou a descobrir formas mais imaginativas de oferecer os presentes”, não exagerando no uso dos materiais de embrulho 1.
Nas últimas décadas, a embalagem adquiriu uma importância central no quotidiano das pessoas e das empresas, mas teve também, paralelamente, os seus impactos negativos no ambiente. Não obstante, a polivalência e a adaptabilidade da embalagem a várias funções e usos, fez dela um produto imprescindível ao estilo de vida moderno e traduz, simultaneamente, a arte e o engenho do ser humano 2.
Por isso, se a época natalícia já “é uma altura difícil de recolha (de lixo), as pessoas devem evitar estes dias e levar os resíduos (apenas) quando os ecopontos estiverem mais vazios”.
1. Ver Público 2007-12-23
2. Ver www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=17772
1 comentário:
Feliz Natal. Octávio Lima (Ondas3)
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