24/11/2007

96% das escolas estão em mau estado

O parque escolar do primeiro ciclo e do ensino pré-primário de Lisboa é, no que respeita à rede pública, o pior do país a nível da falta de condições. Quem o reconhece é a própria vereadora da Educação e da Cultura da CML, que estima que apenas 4% das escolas da cidade estejam em boas condições. A vereadora viu coisas que não imaginava existirem, como ratos e baratas em estabelecimentos de ensino e crianças a comer numa tenda que serve de refeitório há cinco anos.
Na 5ª fª foi a vez da Escola Básica Natália Correia, em Sapadores encerrar devido ao desabamento de parte do tecto. A escola vai reabrir, mas “as intervenções de maior vulto só serão feitas posteriormente”.
Esta não é a primeira escola a apresentar graves problemas. “A Escola Básica 1/68 fechou para obras, e a Marqueses de Távora também, pois que ser transferida, por falta de condições, para outras instalações - igualmente antigas”. Em 2006, já tinha sido encerrada a Escola Básica Martim Moniz e “os meninos tiveram que ser redistribuídos por outras”. Segundo uma professora, “a Câmara não tem dinheiro para a manutenção das escolas e vai fazendo apenas as obras mais urgentes e adia os problemas estruturais” 1.
Por isso, já em Maio deste ano “Os Verdes” haviam feito aprovar por unanimidade na AML uma Recomendação que pugnava pela reconstrução de uma das mais degradadas escolas de Lisboa: a Escola e Jardim-de-infância nº 205 de Benfica 2.
Com efeito, existindo entre a CML e o Ministério da Educação um protocolo no âmbito da construção de equipamentos escolares e sendo conhecida a existência de verba específica na rubrica de ‘Construção de equipamento escolar’ do “Plano Anual de Actividades para 2007”, não se compreendia o porquê de as crianças continuarem a ter aulas numa escola com tão péssimo estado.
Pelo que, na sequência dos apelos da comunidade educativa sobre o bem-estar e a segurança dos alunos, tanto da Escola e Jardim-de-infância nº 205 de Benfica, como da nº 52, “Os Verdes” propuseram à CML que assumisse o compromisso de concretizar a construção da projectada nova escola e a consequente substituição da actual nº 205.

Sem comentários: