19/11/2007

Faro na pista das ciclovias

Enquanto Lisboa continua a marcar passo ao ritmo do automóvel, chegou agora a vez da Câmara de Faro querer criar um conjunto de vias cicláveis, com o objectivo de promover os transportes amigos do ambiente e a utilização mais regular da bicicleta em espaço urbano, exactamente em detrimento do automóvel, e cujo primeiro troço pode arrancar já no próximo ano.
O projecto, uma parceria entre a autarquia e a Universidade do Algarve 1, terá a sua primeira experiência ligando o Largo de S. Francisco até ao Complexo Desportivo da Penha com uma via “devidamente assinalada para bicicletas”, que poderá estar lançada até ao primeiro semestre de 2008.
Para o professor Manuel Tão, especialista em tráfego da Universidade do Algarve, a filosofia de vias cicláveis “só é eficiente quando está combinado com parques dissuasores”. “É possível em Faro se soubermos combinar via ciclável com vários parques dissuasores e ter também transportes públicos”, avança Manuel Tão.
Os parques dissuasores, como poderia ser o Largo de S. Francisco, servem para estacionar o carro e pegar na bicicleta logo a seguir, com a vantagem da “flexibilidade de horários” e de se poder “deixar a bicicleta em qualquer ponto da cidade”. “É sempre bom vias cicláveis, sobretudo para Faro, uma capital regional onde há excessiva dependência de transporte automóvel individual”.
O professor universitário recorda que o objectivo das vias cicláveis é conseguir combinar “transporte individual com outros transportes públicos e com a mobilidade sustentável suave”, como é o caso das bicicletas, que implicam um investimento suave. A mobilidade sustentável suave diverge da mobilidade sustentável porque não envolve meios pesados nem investimentos elevados, como é o caso da bicicleta ou andar a pé em redes pedonais 2.
A primeira experiência de uma via ciclável em Faro irá passar pelo Bom João e Largo de S. Francisco, prevendo-se que o traçado faça a ligação à Ecovia do Litoral, um projecto-piloto em Portugal que ligará Sagres (Cabo de São Vicente) a Vila Real de Santo António numa extensão de 214 quilómetros, em fase de finalização 3.
Um bocado mais a Norte - na capital - aprovam-se sucessivamente recomendações por unanimidade, mas os executivos camarários continuam a optar pela prioridade do automóvel sobre a circulação pedonal e ciclável 4.

1. Ver Lusa 2007-10-26 - 14:36
2. Ver
www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=19239
3. Ver www.ecoviasalgarve.org/conteudo.php?cat=Apresentacao
4. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=36

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