17/11/2007

Dia nacional do não fumador

Assinala-se hoje o Dia Nacional do Não Fumador. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o tabagismo como principal causa de morte evitável em todo o mundo. O tabaco é responsável por 90% dos casos de obstrução pulmonar e a cada oito segundos morre uma pessoa no mundo com uma doença relacionada com o tabagismo, de acordo com dados da OMS 1.
Em Portugal, os inquéritos nacionais de saúde de 1998 e 2005 mostram que enquanto o vício do tabaco desceu de 32,8 para 31% nos homens, ao mesmo tempo as mulheres fumadoras aumentaram de 9,5 para 10,3%.
Verificou-se também que o tabagismo é um problema maior na população mais jovem, e que na metade mais velha da população masculina é igualmente claro o aumento do número de ex-fumadores, sugerindo que a maturidade e as “doenças do tabaco” levam muitas pessoas a deixar o vício 2.
Portugal tem uma nova legislação sobre o consumo de tabaco que entrará em vigor a 1 de Janeiro próximo. A lei, que “visa diminuir a exposição dos não fumadores ao fumo ambiental do tabaco”, passa por “pedir aos fumadores que não fumem em espaços fechados”. Para a Direcção-Geral de Saúde trata-se por isso de “uma medida de saúde pública e de protecção dos não fumadores” 3.

Sem comentários: