11/11/2007

Ano Internacional do Planeta Terra

Decorreu ontem no Pavilhão do Conhecimento, a sessão de abertura do Ano Internacional do Planeta Terra em Portugal (AIPT), onde alunos de escolas do ensino básico e secundário apresentaram os trabalhos que desenvolveram nos seus projectos Ciência Viva, perante um painel de cientistas de diversas áreas, animando um debate sobre os temas abordados pelo AIPT.
O AIPT foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 2008, com o objectivo de promover o conhecimento sobre o potencial das Ciências da Terra, enfatizando o seu contributo na vida dos cidadãos e na salvaguarda do nosso planeta.
O programa envolvia exposições, stands de projectos educativos, módulos interactivos, workshops, seminários e actividades no exterior, incluindo as sessões temas como óleos usados, o biodiesel, o sabão, bioquímica da água, programas de monitorização da biodiversidade, a qualidade do ar ou o clima.
As actividades subordinadas ao tema “Ciências da Terra para a Sociedade” decorrem entre 2007 e 2009, agrupando-se em 10 temáticas de relevância social: Água Subterrânea, Riscos Naturais, Terra e Saúde, Alterações Climáticas, Recursos Naturais, Megacidades, Terra em profundidade, Oceanos, Solos e Terra e Vida.
No decorrer deste período serão organizadas actividades para promover e divulgar os temas do AIPT em mais de 50 países. A Ciência Viva associa-se assim à Comissão Nacional para o AIPT, colaborando na divulgação desta iniciativa internacional de promoção das Ciências da Terra.

Ver
www.cienciaviva.pt/divulgacao/terra

Sem comentários: