Segundo um estudo divulgado pela Sociedade Ponto Verde (SPV), 63% dos portugueses separam actualmente o lixo doméstico e embalagens usadas, enquanto em 2004, apenas 41% da população participava na reciclagem.
Para o responsável pela área comercial da SPV, como a reciclagem chega já a mais de dois milhões de lares portugueses, há agora “uma maior sensibilização acerca do tema. 90% da população percebe a importância da reciclagem”, contudo, do “dizer ao fazer vai uma grande distância”.
Acrescenta que é preciso que haja a percepção de que a separação do lixo está associada à garantia de um mundo futuro melhor. “Os resíduos das embalagens que não são separadas vão para aterros. Se forem reciclados, são valorizados, transformados em novos produtos, o que permite poupar energia e matérias-primas, minimizando as emissões de CO2 e, logo, o aquecimento global”, diz. Pelo que, “a aposta no uso de crianças durante as campanhas comerciais da SPV serve exactamente para alertar para a necessidade desse mundo melhor”.
Os consumidores têm muito poder sobre a mudança de hábitos no mercado. Apesar de os ecopontos chegarem a 99% dos portugueses, segundo a SPV, 63% separam o lixo doméstico e embalagens usadas, enquanto dos que não separam, a maioria (71%) afirma que não existem recipientes próprios e 48% refere mesmo que dá muito trabalho fazê-lo.
Para o responsável pela área comercial da SPV, como a reciclagem chega já a mais de dois milhões de lares portugueses, há agora “uma maior sensibilização acerca do tema. 90% da população percebe a importância da reciclagem”, contudo, do “dizer ao fazer vai uma grande distância”.
Acrescenta que é preciso que haja a percepção de que a separação do lixo está associada à garantia de um mundo futuro melhor. “Os resíduos das embalagens que não são separadas vão para aterros. Se forem reciclados, são valorizados, transformados em novos produtos, o que permite poupar energia e matérias-primas, minimizando as emissões de CO2 e, logo, o aquecimento global”, diz. Pelo que, “a aposta no uso de crianças durante as campanhas comerciais da SPV serve exactamente para alertar para a necessidade desse mundo melhor”.
Os consumidores têm muito poder sobre a mudança de hábitos no mercado. Apesar de os ecopontos chegarem a 99% dos portugueses, segundo a SPV, 63% separam o lixo doméstico e embalagens usadas, enquanto dos que não separam, a maioria (71%) afirma que não existem recipientes próprios e 48% refere mesmo que dá muito trabalho fazê-lo.
Ver Destak, 2007-11-12, p. 6
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