29/11/2007

Retirada dos militares

O Partido Ecologista “Os Verdes” exigiu ontem na Assembleia da República (A.R.) que o Governo português retire todo o contingente militar no Afeganistão e os militares que ainda se mantêm no Iraque.
Numa declaração política proferida na A.R., a deputada Heloísa Apolónia sublinhou que a guerra do Iraque foi baseada numa “mentira que envergonha a humanidade”, reconhecida já pelos participantes na cimeira das Lajes, nos Açores, como o próprio presidente da Comissão Europeia.
“Até hoje ainda não admitiram quem enganou quem, ou melhor dizendo, quem se deixou enganar por alma de quem! Por uma razão, todos quiseram enganar o mundo, todos construíram a mentira que envergonha a humanidade mas vêm, depois, um a um, afirmar que se enganaram”, criticou.
Sobre o Afeganistão, a deputada do PEV criticou as recentes declarações do embaixador dos EUA em Lisboa que lamentou na passada 2ª fª o anúncio de uma redução do contingente militar português.
“Isto vindo de um diplomata é no mínimo uma ousadia grave, que merecia uma resposta clara e atempada por parte do Governo português”. “É por considerarmos que Portugal deve demarcar-se, que entendemos que o Governo português deveria fazer regressar o contingente militar que ainda se mantém no Afeganistão e dos nove militares que ainda estão no Iraque”.

Lusa doc. nº 7751085, 28/11/2007 - 17:14

Sem comentários: