21/11/2007

Quando o Paço mete água

A chuva intensa de 2ª fª à noite e da madrugada de 3ª fª esteve na origem de várias inundações e problemas com o escoamento de água. Só em Lisboa, os bombeiros sapadores receberam 194 pedidos de ajuda desde as 20h até às 7h. Entre as ocorrências incluem-se várias ruas inundadas e infiltrações em prédios. O túnel da Avenida João XXI esteve cheio de água e no Eixo Norte-Sul o escoamento fez-se com dificuldade na saída da via 1.
A forte chuvada inundou também, a cerca de um mês da inauguração, a passagem subterrânea do túnel do metro do Terreiro do Paço, e obrigou ao seu encerramento, gerando críticas de pessoas que utilizam aquela passagem pedonal para, em segurança, atravessar da estação fluvial para a Praça do Comércio.
A maioria dos passageiros oriunda dos barcos do Barreiro, que atracam na estação do Terreiro do Paço, utiliza a passagem do túnel do metro, aberto há um ano, para evitar atravessar a Avenida Infante D. Henrique em frente ao Ministério das Finanças, onde recentemente morreram duas mulheres, mãe e filha, atropeladas numa passadeira.
Fonte do Metro adiantou que o “túnel pedonal foi encerrado temporariamente para desentupir os ralos” devido à acumulação de lixo provocada pela forte chuva. Esta situação “serviu de alerta” e levou o Metro a ter uma “atenção especial” àquela zona baixa da cidade, acrescentou.
Pelas 9h de ontem, quem se dirigisse em direcção ao túnel veria “uma enchente de pessoas” a voltar para trás, dizendo que a passagem estava encerrada. “Primeiro não havia luz, depois havia pouca limpeza. Reclamei e as situações foram prontamente resolvidas. Agora é o túnel inundado pela chuva”.
“Assim que chove aquilo entope tudo lá em baixo. Montes de pessoas tiveram de voltar para trás hoje de manhã”, disse uma vendedora de castanhas no local. “Quando não passam por ali, as pessoas são tantas que acabam por cortar o trânsito” na Avenida Infante D. Henrique, acrescentou 2.
Esta futura estação do Metropolitano de Lisboa no Terreiro do Paço deverá, segundo o Governo, abrir ao público no próximo dia 22 de Dezembro, mais de sete anos depois do aluimento de terras que obrigou à interrupção das obras, no dia 9 de Junho de 2000.
Depois de tantas peripécias no Metro do Paço, será que ele é seguro?

1 comentário:

Susana Silva disse...

Quando ali abrir finalmente o tão ansiado metro, farei questão de andar 15 minutos a pé e ir apanhar o dito cujo à Baixa-Chiado...
Eu não sei nadar...YO!