18/06/2008

Os processos de ratificação do Tratado de Lisboa devem ser encerrados

O dirigente nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” José Luís Ferreira defendeu, ontem à noite, que a vitória do ‘não’ no referendo na Irlanda deverá “encerrar imediatamente” o processo de ratificação do Tratado de Lisboa.
Falando no final de uma audiência com o primeiro-ministro, em São Bento, sobre a agenda do próximo Conselho Europeu, José Luís Ferreira afirmou que “chega de manobras na UE”.
“Com o Tratado Constitucional, depois de chumbado em França e na Holanda, fizeram-se alterações absolutamente laterais e rebaptizou-se o Tratado. Chega de manobras”, disse, apelando ao respeito pelo resultado verificado na consulta irlandesa.
Para o dirigente de “Os Verdes”, “a UE não pode continuar a ser construída à margem dos cidadãos” e a vitória do ‘não’ na Irlanda “significa uma rejeição do aprofundamento das políticas neoliberais na Europa”.
Já no campo das políticas de energia, José Luís Ferreira defendeu a necessidade de uma intervenção da UE nos mercados internacionais “para combater a especulação em torno do preço do petróleo”.
“Nas pescas e na agricultura, a UE deveria ter um fundo comunitário para apoiar este sector e não deixá-los exclusivamente dependentes das ajudas provenientes dos orçamentos nacionais”, declarou ainda.
Ver Lusa doc. nº 8458278, 17/06/2008 - 22:16

Sem comentários: