Ainda a propósito das Autoridades Metropolitanas de Transportes, um bom exemplo de como este tipo de instituição poderia funcionar é o ‘Transports for London’ 1.
“Uma oferta do tipo de funcionalidades em vigor em Londres poderia existir em Portugal há muito. Especialmente no que diz respeito ao serviço de alertas sempre actualizado que disponibilizam quer nas estações, quer nas paragens de autocarro, quer no website, quer por e-mail ou telemóvel. Como funciona?
Todos os dias, antes de se ir para o trabalho, pode-se receber por e-mail um resumo do estado geral da circulação do Metro, uma vez por semana um outro e-mail que diz aos utentes quais as linhas que estarão fechadas para manutenção durante o fim-de-semana seguinte e, mais importante, sempre que há atrasos (ainda que mínimos) nas linhas usadas nos percursos casa-trabalho e trabalho-casa, que são recebidas 5 minutos antes de se sair de casa ou do trabalho através de um SMS no telemóvel, podendo então o passageiro dirigir-se de imediato a outra estação servida por outra linha ou então apanhar um autocarro alternativo” 2.
Ou seja, a coordenação de transportes metropolitanos deve significar um real serviço público de qualidade ao cidadão.
“Uma oferta do tipo de funcionalidades em vigor em Londres poderia existir em Portugal há muito. Especialmente no que diz respeito ao serviço de alertas sempre actualizado que disponibilizam quer nas estações, quer nas paragens de autocarro, quer no website, quer por e-mail ou telemóvel. Como funciona?
Todos os dias, antes de se ir para o trabalho, pode-se receber por e-mail um resumo do estado geral da circulação do Metro, uma vez por semana um outro e-mail que diz aos utentes quais as linhas que estarão fechadas para manutenção durante o fim-de-semana seguinte e, mais importante, sempre que há atrasos (ainda que mínimos) nas linhas usadas nos percursos casa-trabalho e trabalho-casa, que são recebidas 5 minutos antes de se sair de casa ou do trabalho através de um SMS no telemóvel, podendo então o passageiro dirigir-se de imediato a outra estação servida por outra linha ou então apanhar um autocarro alternativo” 2.
Ou seja, a coordenação de transportes metropolitanos deve significar um real serviço público de qualidade ao cidadão.
2. Ler comentários IN http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1332119
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