Quatro bairros da capital vão ter em 2009 velocidade de circulação limitada a 30 quilómetros/hora, um estudo que a autarquia está a preparar para aumentar a segurança rodoviária nas zonas residenciais.
Os bairros que vão funcionar como ‘experiência-piloto’ são o Alvito, Madredeus, Boavista e S. Miguel, este último em colaboração com a EMEL, uma vez que também envolve a área do estacionamento.
“São zonas onde há crianças a brincar e população envelhecida e é preciso reduzir a velocidade de circulação para aumentar a segurança rodoviária”, diz a CML. “Vamos perceber primeiro quais os pontos nestes bairros onde estas medidas são necessárias e o que se deve fazer”, sublinhando que o processo envolve a colocação de sinalização vertical, o estreitamento de vias, a arborização de passeios, a colocação de pilaretes e passadeiras sobrelevadas.
“Não é para as vias principais de circulação que isto se destina, mas para zonas de grande concentração de peões faz todo o sentido”, afirmou o vereador responsável do pelouro, que falava durante a apresentação do projecto, no âmbito da Semana da Mobilidade 1.
A redução dos limites de circulação nas vias interiores dos bairros tinha já sido apontada e aprovada por Unanimidade, na AML, pelo Grupo Municipal de “Os Verdes” 2 e também a criação de 'zonas 30' insistentemente proposta, em reunião da CML, pela própria ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados).
Os bairros que vão funcionar como ‘experiência-piloto’ são o Alvito, Madredeus, Boavista e S. Miguel, este último em colaboração com a EMEL, uma vez que também envolve a área do estacionamento.
“São zonas onde há crianças a brincar e população envelhecida e é preciso reduzir a velocidade de circulação para aumentar a segurança rodoviária”, diz a CML. “Vamos perceber primeiro quais os pontos nestes bairros onde estas medidas são necessárias e o que se deve fazer”, sublinhando que o processo envolve a colocação de sinalização vertical, o estreitamento de vias, a arborização de passeios, a colocação de pilaretes e passadeiras sobrelevadas.
“Não é para as vias principais de circulação que isto se destina, mas para zonas de grande concentração de peões faz todo o sentido”, afirmou o vereador responsável do pelouro, que falava durante a apresentação do projecto, no âmbito da Semana da Mobilidade 1.
A redução dos limites de circulação nas vias interiores dos bairros tinha já sido apontada e aprovada por Unanimidade, na AML, pelo Grupo Municipal de “Os Verdes” 2 e também a criação de 'zonas 30' insistentemente proposta, em reunião da CML, pela própria ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados).
1. Ver Lusa doc. nº 8786438, 17/09/2008 - 17:16
2. Ver, por ex., http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=36
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