04/09/2008

Preservação ambiental na exploração de recursos

A Comissão Europeia propôs uma nova “Estratégia Europeia para a Investigação Marinha e Marítima”, com o objectivo de conciliar as actividades económicas nos mares e oceanos e a preservação ambiental. A estratégia apresenta propostas concretas, incluindo o desenvolvimento de infra-estruturas como observatórios oceânicos e navios especializados na investigação.
Por outro lado, Bruxelas quer ainda promover a investigação inter-disciplinar em temas como o impacto das actividades humanas nos ecossistemas costeiros e marítimos ou a protecção e exploração da biodiversidade marítima.
A promoção de sinergias entre Estados-membros e a cooperação internacional é outro dos objectivos da estratégia hoje aprovada, que quer ainda chegar a uma melhor integração entre as investigações marinha e marítima.
A investigação marinha estuda os oceanos e mares, incluindo a fauna e flora, a sua interacção com os territórios costeiros e a atmosfera e a preservação dos ecossistemas. É um ramo da ciência que se dedica a fenómenos como organismos marinhos, correntes oceânicas, placas tectónicas e geologia.
Por seu lado, a investigação marítima procura novas soluções para uma melhor exploração dos mares e oceanos, nomeadamente na construção naval e de plataformas de petróleo, procurando ainda optimizar outras actividades humanas como o turismo.
A comunicação ontem adoptada será examinada pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu, estando previsto que a Comissão Europeia apresente um primeiro relatório de avaliação da estratégia até 2012.

Ver Lusa doc. nº 8734279, 03/09/2008 - 13:12

Sem comentários: