18/09/2008

Bolsas de estacionamento pago

Na reunião da CML de ontem foram aprovadas alterações no sistema de estacionamento, de modo a permitir criar zonas de estacionamento rotativo pago (6.330 lugares), a fim de serem usados por qualquer automobilista.
A criação das bolsas de estacionamento exclusivo para moradores será faseada e implica a alteração dos equipamentos da EMEL e outras intervenções a cargo da empresa, num investimento global estimado em 2,5 milhões de euros.
Estas 13 zonas de estacionamento exclusivo será uma medida para concretizar num prazo de um a dois anos e funcionará como uma experiência-piloto. As áreas de estacionamento rotativo serão criadas nas freguesias de S. João de Brito, Alvalade, Campo Grande, Mercês, Santa Catarina, Benfica, Carnide, S. Domingos de Benfica, S. Cristóvão e S. Lourenço. Madalena, Sé e Santiago. O projecto prevê também o regresso do estacionamento pago a zonas onde ele foi abandonado, nomeadamente no Príncipe Real 1.
Lisboa vai ainda ter outros 809 lugares de estacionamento pago a partir de 2010, num alargamento das áreas cobertas pela empresa municipal de estacionamento (EMEL).
A CML apresentou ontem o novo sistema de estacionamento previsto para a cidade, que prevê que o parqueamento passe a ser pago em três novas zonas: junto ao Fonte Nova (Benfica), no topo norte do Campo Grande e numa área junto à Loja do Cidadão (Laranjeiras).
A medida faz parte do novo sistema de estacionamento que a autarquia quer concretizar em Lisboa para incentivar o uso de transportes públicos e que prevê igualmente a criação de áreas de estacionamento exclusivo para moradores e de outras de parqueamento rotativo em zonas já sob jurisdição da EMEL 2.
Claro que estas 3 zonas, que irão implementar o pecúlio da EMEL, não foram escolhidas ao acaso: localizam-se juntos a três interfaces de transportes, designadamente do Metro, e habitualmente muito frequentados. É dinheiro em caixa para a autarquia ou um convite para que os carros não fiquem tanto numa zona de cintura da cidade (imediações da 2ª circular), convidando-os a estacionar bem mais perto do centro. Pago por pago, pensará o condutor…

1. Ver Lusa doc. nº 8786566, 17/09/2008 - 17:34
2. Ver Lusa doc. nº 8786624, 17/09/2008 - 17:47

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