25/09/2008

Galerias da Baixa


O Criptopórtico (Galerias Romanas) de Lisboa encontra-se no subsolo da Baixa de Lisboa, com entrada frente ao nº 75 da Rua da Conceição, junto à esquina com a Rua da Prata 1.
Descobertas 16 anos, depois do grande terramoto de 1755 no subsolo da Baixa de Lisboa, durante os trabalhos de reconstrução da cidade, as galerias (falso-)romanas terão sido edificadas entre o século I a.C. e o século I d.C., tendo em conta as suas características arquitectónicas e construtivas.
As galerias apenas podem ser visitadas uma vez por ano. Este ano abrem ao público nos dias 26 a 28 de Setembro, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, podendo o monumento ser visitado gratuitamente entre as 10h e as 18h.
O acesso às galerias, contemporâneas da cidade de Olisipo (nome romano de Lisboa), será feito em grupos orientados por técnicos do Museu da Cidade, permitindo conhecer uma rede de galerias perpendiculares de diferentes alturas, provavelmente utilizadas na época imperial romana para armazenamento e trabalhos técnicos.
Na tentativa de promover o debate sobre as Galerias Romanas, realiza-se também no dia 25 de Setembro, no Museu da Cidade, uma sessão de trabalho com profissionais de várias áreas implicados no estudo das Galerias Romanas, que irão apresentar os resultados dos estudos efectuados no local 2.


Sem comentários: