19/09/2008

“Os Verdes” promovem utilização de bicicletas

O PEV quer promover a bicicleta como alternativa ao automóvel, propondo uma rede nacional de ciclovias e um plano para promover a opção pelas duas rodas. “Acima de tudo, é preciso criar condições para a utilização da bicicleta” em segurança, argumentou a deputada Heloísa Apolónia, em conferência de imprensa, na sede do Partido Ecologista “Os Verdes”, local onde foram apresentados os quatro projectos de diploma.
Dois são projectos de resolução. O primeiro recomenda ao Governo um Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e outros Modos de Transporte Suave, como simplesmente andar a pé, de bicicleta, patins ou ‘skate’. O segundo sugere a criação de uma pista ciclável na futura terceira ponte sobre o Tejo.
Os dois projectos de lei visam a criação de uma rede nacional de ciclovias, que, a longo prazo, permitisse a circulação por todo o país por bicicleta em ciclovias, ligando os concelhos às sedes de distrito. A alteração ao Código da Estrada para “dar maior segurança” a quem opta pelo veículo de duas rodas é outra das propostas do PEV.
Heloísa Apolónia diz que “é preciso acabar com a visão retrógrada” sobre a bicicleta e criticou as opções dos vários Governos pela aposta na rodovia. “Dão-se três passos para o plano rodoviário; um passo para o plano ferroviário; e para os transportes alternativos? Zero”.
“Olham-se as cidades, constroem-se as cidades apenas a olhar para os automóveis. Esse é um modelo de desenvolvimento que tem de ser abandonado”, declarou, por seu turno, o deputado Francisco Madeira Lopes, que defende acções de promoção da bicicleta junto das escolas. Para o deputado, é preciso também “ultrapassar uma questão de mentalidades” com a resistência (e algum medo) em utilizar a bicicleta.
A aposta em meios de transporte suave deve ser feita, segundo “Os Verdes”, “em articulação e complemento” com a rede de transportes públicos, face à necessidade da construção de ciclovias e de parques de estacionamento, também devido ao seu custo ser bem mais reduzido para os orçamentos familiares.
A bancada de “Os Verdes” quer por isso dar “prioridade” a este conjunto de propostas, pretendendo que sejam agendadas “logo que possível”.

Sem comentários: