11/09/2008

Lisboa é uma cidade ciclável

Uma meta traçada no dia 1 de Janeiro transformou-se num desafio interessante. Um engenheiro civil decidiu passar a usar a bicicleta para se movimentar em Lisboa e, durante 100 dias, provou que é mesmo possível utilizar este meio de transporte na capital.

Na sequência da sua tese de mestrado denominada “Contribuição do modo Bici na gestão da mobilidade urbana” nasceu o projecto “100 dias de bicicleta em Lisboa”. É nesse âmbito que surge agora a conclusão de que é mesmo possível resistir ao automóvel.
“As 7 colinas são apenas uma parte de toda a área urbana da cidade, que no último século cresceu urbanisticamente para além da zona histórica, tendo-se expandido até aos seus limites concelhios”, lembra, referindo que, após um intenso estudo do terreno, concluiu que aos “18 km planos de toda a frente ribeirinha, junta-se o planalto central, uma extensa área praticamente plana, que ocupa mais de metade da área urbana da cidade”.
Pelo que é possível criar vários trajectos, “de Belém ao Parque das Nações, do Saldanha ao Lumiar, da Praça de Espanha às Olaias, de Carnide a Sete Rios, do Campo Grande ao Aeroporto”.
“A bicicleta é vantajosa também a todos os que moram em zonas altas e trabalham ou estudam em zonas de cota inferior, já que de manhã não necessitam de fazer esforço, pois é sempre a descer. No regresso ao final do dia, é um facto que têm de subir, e talvez até suar um pouco, mas aí já vão a caminho de casa, onde o suor se resolve com um refrescante duche. E convém não esquecer que metade da população portuguesa é obesa ou tem excesso de peso, pelo que o uso diário da bicicleta, juntamente com o esforço necessário nas subidas, pode ser bastante útil no controle do excesso de peso, como provam os 6 kg de gordura que já perdi, desde que a adoptei como meio de transporte, em 1 de Janeiro deste ano”.
No entanto, é preciso que as autoridades façam algo para melhorar as vias, como “a criação de corredores exclusivos para bicicletas nas principais ruas e avenidas da cidade, que na maioria dos casos se resolve com uma pintura no pavimento e alguns sinais verticais, medidas a ser complementadas com ligeiras modificações no código da estrada” 1.
Um mapa com as altitudes da cidade de Lisboa pode ser consultado no seu blogue 2.

1. Ver
http://diario.iol.pt/ambiente/bicicleta-ambiente-lisboa/989705-4070.html
2. Ver www.100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com

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