É que, pode parecer que não, mas Lisboa é uma cidade ciclável para a maioria da população que nela vive, estuda e trabalha, bem como para os dois milhões de turistas que a visitam anualmente. Após 100 dias de bicicleta e 1200 quilómetros percorridos, esta é a conclusão de um engenheiro civil especializado em Vias de Comunicação e Transportes, que a 1 de Janeiro deste ano iniciou o projecto na capital.
As sete colinas que dão nome à cidade não são problema, mas “apenas uma parte de toda a área urbana da cidade, que no último século cresceu urbanisticamente para além da zona histórica, tendo-se expandido até aos limites do concelho”, explica o investigador.
De Belém ao aeroporto “desfaz-se o mito” de que a bicicleta não serve para meio de transporte. “Mais de metade de toda a área urbana da cidade é praticamente plana e mesmo no Verão, de manhã, pode circular-se com temperaturas na ordem dos 20-22 graus. Do centro histórico ao limite da cidade as distâncias são inferiores a dez quilómetros, a distância considerada de conforto, para a utilização da bicicleta como meio de deslocação”, analisa o autor do trabalho académico.
No seu entender, estão reunidas as condições para o uso recorrente da bicicleta “em termos de orografia, clima e dimensão da cidade” 2.
1. Ver http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2008/09/lisboa-uma-cidade-ciclvel.html
2. Ver http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20080913%26page%3D22%26c%3DA
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