14/09/2008

Vantagens e desvantagens do uso da bicicleta

Após mais de cem dias e 1200 quilómetros de bicicleta percorridos em Lisboa, um investigador concluiu que a capital "é 100% ciclável e que as desculpas das colinas, do tráfego e do clima são mitos".
"As colinas ocupam 15% da área urbana da cidade. 80 por cento das cerca de 700 mil pessoas que habitam em Lisboa moram e trabalham fora das áreas das colinas. A maioria dos fluxos que se fazem dentro da cidade (casa-trabalho) são na marginal e no eixo Baixa-Campo Grande, na sua maioria zonas planas ou muito suaves" 1.

“Com 300 euros compramos uma boa bicicleta de cidade” e, por exemplo, em plano, “qualquer pessoa, mesmo sem forma física de atleta, faz 15 a 20 km/h, sem esforço”.
Saúde física, mental e económica é a vantagem deste exercício diário que “faz descer vertiginosamente” os níveis de stress, ansiedade e irritação, realça um investigador da área de Vias de Comunicação e Transportes. A experiência de circular em bicicleta valeu-lhe perder seis quilos e ainda a poupança de 300 euros em gastos com o automóvel e transportes públicos.
Para a sociedade, “reduz o tráfego automóvel e a área ocupada pelos veículos é devolvida aos cidadãos” que vêem as relações sociais promovidas assim como a relação com a cidade, explica. “Para o ambiente, zero emissões de carbono, zero ruído”, acrescenta ainda. Esta não é, porém, a solução para os problemas de mobilidade e poluição nas cidades “que envolve muito mais do que bicicletas”, destaca.
Como desvantagens enumera “questões relacionadas com a segurança do ciclista e da bicicleta” pelo facto de “não existirem corredores próprios para ciclistas ou estacionamentos”. Porém, o investigador ressalva que, após ter percorrido 1.200 quilómetros misturado com o tráfego automóvel de Lisboa, “não houve qualquer situação de acidente ou incidente a relatar”.
O investigador descreve a sua experiência pessoal: “A subir a Av. da Liberdade faço 10 km/h, mas a descer faço 40-50 km/h, compensando o tempo gasto na subida”, relembrando que, nos centros urbanos, a média de circulação de um automóvel é inferior a 20 km/h. “Demorei 30 minutos de Santos ao Saldanha. Da cota dos 5m à cota dos 80m percorri cerca de 5 km. A subir, é verdade. Mas no regresso será sempre a descer”. De carro, devido ao trânsito, aos ciclos dos semáforos e ao tempo perdido à procura de estacionamento, diz que demora praticamente o mesmo 2.

1. Ver http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342683
2. Ver http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20080913%26page%3D22%26c%3DA

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