O Novo Aeroporto de Lisboa esteve em debate no passado dia 11 de Junho, na Assembleia da República, num colóquio em que houve a proposta de novos estudos de localização, tendo sido aberta a hipótese de Alcochete.
Na sua intervenção, o deputado ecologista Álvaro Saraiva considerou que é fundamental que antes de se conhecer os estudos, se conheçam “os critérios em relação aos quais vamos aferir os estudos” e avaliou que “é importante que para uma infra-estrutura destas que é um novo aeroporto haja um consenso técnico e politico o mais alargado possível, que à partida os critérios de avaliação sejam definidos, para além do estudo de impacte ambiental seja também avaliado o custo beneficio, intensidade de tráfego, expectativa de viajantes, as acessibilidades, e um ponto muito importante o custo de outras infraestruturas indirectamente ligadas”.
Em causa estão, considerou o eleito de “Os Verdes”, as opções quanto à realização de novas infraestruturas de transporte de nível nacional e internacional que se irão localizar na Área Metropolitana de Lisboa, e estamos a falar para além do Novo Aeroporto de Lisboa, a ligação ferroviária europeia de alta velocidade – Lisboa/Madrid – TGV e a nova travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro”, sendo fundamental que o planeamento destas infraestruturas seja “feito de forma coordenada e numa perspectiva de longo prazo”.
Na sua intervenção, o deputado ecologista Álvaro Saraiva considerou que é fundamental que antes de se conhecer os estudos, se conheçam “os critérios em relação aos quais vamos aferir os estudos” e avaliou que “é importante que para uma infra-estrutura destas que é um novo aeroporto haja um consenso técnico e politico o mais alargado possível, que à partida os critérios de avaliação sejam definidos, para além do estudo de impacte ambiental seja também avaliado o custo beneficio, intensidade de tráfego, expectativa de viajantes, as acessibilidades, e um ponto muito importante o custo de outras infraestruturas indirectamente ligadas”.
Em causa estão, considerou o eleito de “Os Verdes”, as opções quanto à realização de novas infraestruturas de transporte de nível nacional e internacional que se irão localizar na Área Metropolitana de Lisboa, e estamos a falar para além do Novo Aeroporto de Lisboa, a ligação ferroviária europeia de alta velocidade – Lisboa/Madrid – TGV e a nova travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro”, sendo fundamental que o planeamento destas infraestruturas seja “feito de forma coordenada e numa perspectiva de longo prazo”.
Sem comentários:
Enviar um comentário