27/07/2007

Europeus desejam maior mobilidade

Embora o automóvel privado continue a ser o principal modo de transporte dos cidadãos da UE, há uma grande consciência sobre o seu impacto no ambiente e na situação do tráfego. De acordo com um recente inquérito de opinião Eurobarómetro 1, a maioria dos europeus defende a adopção de medidas destinadas a promover a utilização dos transportes públicos e a incentivar uma mobilidade mais sustentável. O inquérito revelou igualmente as atitudes dos cidadãos quanto aos direitos dos passageiros e à segurança dos transportes aéreos.
“Este inquérito mostra claramente que a mobilidade é uma parte essencial da vida dos cidadãos da UE e que estes esperam um sistema de transportes fiável e de grande qualidade”, afirmou o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelos transportes. “Estamos a trabalhar para uma política de transportes centrada claramente nas necessidades e expectativas dos nossos cidadãos, tal como reflectidas nesta sondagem: melhor protecção do ambiente, níveis de segurança mais elevados, menor congestionamento nas grandes cidades e direitos reforçados enquanto consumidores”.
O inquérito Eurobarómetro abrangeu os 27 Estados-Membros da União Europeia numa amostra seleccionada aleatoriamente de cerca de 26 mil indivíduos e incidiu em questões relacionadas com a política de transportes da UE, incluindo os transportes urbanos, os aspectos ambientais e de tráfego, a segurança de voo e os direitos dos passageiros. As principais conclusões são as seguintes:
* Melhorias dos transportes públicos, como melhores horários (29%) e melhores ligações aos destinos habituais (28%), poderiam incentivar os cidadãos que utilizam principalmente o seu automóvel nas suas deslocações diárias a conduzir com menor frequência. Contudo, uma parte significativa (22%) dos automobilistas diz que em caso algum utilizariam menos o seu automóvel;
* A grande maioria dos cidadãos da UE (78%) é de opinião que o tipo de automóvel e a forma como as pessoas os utilizam têm um impacto importante no ambiente. A maioria (35%) dos respondentes acredita que a melhor maneira de inverter o aumento de emissões de dióxido de carbono (CO2) provocado pelos transportes rodoviários seria permitir apenas a venda de veículos menos poluentes. Outros 30% pensam que as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas mais eficazmente mediante a promoção, através de incentivos fiscais, da compra de veículos mais eficientes em termos de combustível;
* Quando questionados sobre o eventual método que utilizaram no último ano para poupar combustível, mais de metade dos respondentes que são o condutor principal de um automóvel no seu agregado familiar tentou fazê-lo adaptando o seu estilo de condução (57%) ou deslocando-se mais a pé ou em bicicleta (56%). Um menor número de respondentes utilizou os transportes públicos com maior frequência (26%) ou mudou para um automóvel com menor consumo de combustível (25%), enquanto 16% dos respondentes não utilizou quaisquer dos métodos indicados no questionário e 4% aplicou todos os métodos mencionados para poupar combustível;
* De acordo com 36% dos cidadãos da UE, o melhor método para incentivar a utilização dos biocombustíveis é torná-los mais baratos através de incentivos fiscais. A segunda medida privilegiada (32%) é a definição de normas obrigatórias para que os fabricantes produzam automóveis alimentados a biocombustíveis;
* Três em quatro (74%) cidadãos da UE estão bem conscientes que o tipo de automóvel e a forma como as pessoas o utilizam têm uma influência significativa na situação do tráfego na sua área circundante. A esmagadora maioria (90% dos respondentes) considera que a situação do tráfego na sua área deveria ser melhorada através de um melhor sistema de transportes públicos (49%), da introdução de limitações nos centros urbanos (17%), de limites de velocidade (17%) ou de taxas de utilização de estradas (5%);
Os cidadãos da UE pronunciaram-se ainda sobre a utilização de transportes menos poluentes e sobre o uso do transporte aéreo.

1. Ver o relatório “Attitudes on issues related to EU transport policy : analytical report”, Eurobarómetro da EU e a notícia IP 2007-1179, de 26 de Julho de 2007

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