30/07/2007

Parques e Jardins de Lisboa II

O Jardim do Príncipe Real ou Jardim França Borges foi concebido segundo o gosto romântico inglês e organizado à volta de um grande lago octogonal com repuxo. Nele se destacam várias espécies arbóreas, salientando-se o enorme cedro-do-Buçaco, o ex-libris da praça, com 20 metros de diâmetro. Foi oficialmente designado Jardim França Borges em 1915 quando ali colocaram um busto dedicado a este jornalista republicano em sua homenagem. Uma curiosidade: em 1863 a Companhia das Águas terminou a construção do Reservatório de Água da Patriarcal que, para além, de abastecer o jardim fazia a ligação com diversos chafarizes de Lisboa: Século, Loreto e S. Pedro de Alcântara. (lifecooler)

Tem valor patrimonial importante (com árvores de interesse público, nomeadamente) e actividades como o Mercado de Agricultura Biológica. Contudo, como denuncia o Cidadania Lx, sofre de alguns problemas (desde relvados e plantas mortas a um antigo quiosque vandalizado) não se encontrando nas melhores condições.

Tem bandeira amarela no ranking da Quercus, segundo critérios que avaliam desde a manutenção aos equipamentos à qualidade, quantidade e variedade da flora (numa escala que vai de bandeira verde a bandeira vermelha).

Por aqui há ainda bastante a fazer!

Sem comentários: