06/07/2007

Parque Mayer: a ‘novela’ continua

Os comerciantes do Parque Mayer alertaram ontem para os encargos que a CML poderá ter com a reparação de edifícios degradados no recinto, que serão demolidos posteriormente, caso a permuta com a Bragaparques não seja cumprida.
“A Câmara de Lisboa vai ter mais um ónus com a reparação dos edifícios que serão para deitar abaixo”, no âmbito de um projecto de reabilitação", afirmou um dos representantes dos moradores e comerciantes que ainda sobrevivem no espaço. O gerente do restaurante “O Manel”, sublinhou que “há um problema grave que são uma série de edifícios que necessitam de obras urgentes de manutenção”, que podem representar um gasto de “milhões de euros” para a autarquia.
Dois anos depois da escritura da permuta entre os terrenos do Parque Mayer, que pertenciam à Bragaparques, e parte dos terrenos municipais de Entrecampos, onde se situava a Feira Popular, assinalados nesta quinta-feira, os residentes no espaço aguardam a decisão do tribunal e só desejam que a “permuta seja cumprida na íntegra”. No caso da permuta ser anulada por decisão do tribunal, os comerciantes afirmam que aquilo que os “assusta é voltar a ter a Bragaparques como senhoria”.
Nestes dois anos após a polémica permuta dos terrenos, o Parque Mayer voltou a ser alvo de “promessas” por parte dos 12 candidatos à CML, mas os moradores estão cépticos em relação ao futuro do espaço. “Vamos ver se acaba este desgaste de assistir a uma série de projectos para o Parque Mayer que nunca se concretizam”, acrescentaram.
Para quem for eleito presidente da Câmara de Lisboa a 15 de Julho, os comerciantes lançam um repto: “obrigar a Bragaparques a cumprir a sua parte na permuta”. É que a Bragaparques tem de entregar à autarquia o terreno livres de ónus, nomeadamente indemnizando as pessoas e os estabelecimentos que ainda estão no recinto: duas moradoras, três restaurantes, o Guarda-Roupa Paiva e o Teatro Maria Vitória.

Apelaram ainda à autarquia para não começar as obras de reabilitação do espaço sem estar resolvida a situação dos residentes. “Os comerciantes não vão estar dentro do recinto quando este estiver transformado num estaleiro de obras”. Lembram ainda que o tribunal deu razão aos comerciantes na sequência de uma providência cautelar que obriga o senhorio a manter o espaço em condições de higiene para que os estabelecimentos possam funcionar. Os comerciantes têm “lutado para tentar resistir e atrair clientes”, mas, confessam, que “é difícil arranjar força para continuar”.
“Existe toda esta preocupação com o Parque Mayer, mas as pessoas continuam a pensar que o recinto está fechado e não o procuram”, comentou, rematando: “as pessoas olham para o recinto e só vêem um terreno cheio de carros, uma vez que os estabelecimentos estão escondidos atrás do parque de estacionamento”.
Em declarações anteriores à Lusa, a Bragaparques adiantou que “o compromisso assumido pela P. Mayer é de desocupar o espaço até ao início das obras de requalificação, estando previsto o realojamento dos inquilinos históricos no futuro Parque Mayer”, tendo acrescentado ainda que “o processo de indemnizações tem decorrido desde o momento da aquisição do terreno em 1999 e seguirá nos termos da legislação em vigor”.
Recorda-se que o grupo municipal de “Os Verdes” por diversas vezes tem manifestado pública 1 e institucionalmente 2 a sua preocupação com o lento desenrolar do processo.
Também Ruben de Carvalho, o cabeça-de-lista da CDU, defende a elaboração de um Plano de Pormenor para o Parque Mayer e diz que a defesa do Jardim Botânico não pode ser minimamente posta em causa. “Em relação às soluções que têm a ver com o imaginário e com a componente cultural, eu penso que é muita falta de confiança na capacidade criadora dos arquitectos, dos paisagistas, dos criadores portugueses em encontrar uma solução harmoniosa, de acordo com os interesses da cidade, que não seja um monstrengo arquitectónico, nem o desastre económico que foi, nem o disparate total que foi a permuta, que acabou por ser, além do mais, um dos embustes políticos” 3.

Fonte: Lusa
1. Ver
http://osverdesemlisboa.blogspot.com/search/label/Parque%20Mayer
2. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=43&Itemid=36 e http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/03/ainda-propsito-do-parque-mayer-quase.html
3. Ver http://jn.sapo.pt/2007/07/05/pais/o_parque_mayer_e_candidatos.html

Sem comentários: