31/07/2007

Vigilância em férias

Nesta altura do ano, os esforços da PSP concentram-se em dar eficácia máxima à “Operação Polícia Sempre Presente - Verão em Segurança 2007”, plano de âmbito nacional em curso desde 15 de Junho até 30 de Setembro. O objectivo é responder às alterações próprias desta época que, em Lisboa, se traduzem na saída de muitos dos seus habitantes para outros destinos de férias e, inversamente, na chegada à cidade de milhares de turistas, bem como o multiplicar de eventos e do tráfego de pessoas e automóveis em certos pontos, sobretudo em zonas balneares.
De vespa, de bicicleta, de carro, de transportes públicos (de olhos nos carteiristas…), ou a pé, os agentes da PSP não têm mãos a medir para tornar Lisboa mais segura. De entre os vários programas de vigilância, a ‘Operação Férias’ destaca-se pela sua importância e pelos ‘índices de sucesso encorajadores’.
Esta acção visa garantir uma vigilância regular às residências das pessoas que se ausentam para férias e que, previamente, preencham e entreguem um formulário, confidencial, disponível nas esquadras da área de residência, no portal da PSP (
www.psp.pt) e no Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.pt), onde deverá indicar o período de ausência. As estatísticas são claras quanto ao poder de dissuasão: em 2006, das 2231 residências vigiadas pelos agentes na região de Lisboa, apenas uma foi visitada pelos amigos do alheio.
Um outro papel importante a vários níveis e com um “balanço muito positivo” levou a direcção nacional da PSP a reforçar as ciclo-patrulhas na Baixa da cidade, onde o número de agentes em bicicleta passou de apenas dois em 2006 para 10 este ano. “A experiência mostrou que este tipo de policiamento de proximidade é bem aceite, fomenta contacto com os cidadãos, ajuda a prevenir a criminalidade e oferece uma boa mobilidade” 1.
Mas nem sempre este procedimento é suficiente.
Segundo a PSP, é frequente o combate ao furto em transportes públicos, como o que tem envolvido 25 elementos da PSP e três viaturas 'à paisana' pelo percurso dos eléctricos da Carris. Na operação, planeada em conjunto com o DIAP para a vigilância do percurso e paragens dos eléctricos, controlando e abordando pessoas suspeitas da prática destes furtos, a PSP deteve dois grupos de estrangeiros 'carteiristas' em flagrante delito, oito homens e duas mulheres que roubavam essencialmente turistas nos eléctricos 15 e 28 da Carris.
Segundo a PSP, este tipo de assaltos por parte dos 'carteiristas' ocorre com mais frequência durante o Verão e tem como principais alvos os turistas, estando previstas novas operações do género durante esta época, para 'contra-atacar' este tipo de problemas 2.
Umas vezes, 'à paisana', fazendo-se passar por turistas, outras, em cima de um selim, pedalando todo o dia, para pôr um travão à criminalidade, mas também para dar uma maior sensação de segurança aos comerciantes, turistas e cidadãos em geral. A pé ou montados nas suas bicicletas, em nome de um policiamento de proximidade.

1. Ver JRegião nº 91 de 2007-07-27, p. 7
2. Ver
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=47590

Sem comentários: