Num debate que decorreu 5ª fª na Sociedade de Geografia de Lisboa, houve quem apontasse que os custos da terceira travessia do Tejo, que vai ligar Chelas ao Barreiro, vão ser superiores aos anunciados pela Rede de Alta Velocidade (Rave), e que com essa verba seria possível investir em duas travessias do Tejo por metade dos custos da ligação Chelas-Barreiro: uma ligando Algés a Trafaria e a outra Alverca a Alcochete.
As contas terão sido feitas a partir da consulta dos projectos, preparados pela Lusoponte e pela Rave, ainda com o custo de alguns acessos não contabilizado, pelo que os números lançados por estas duas empresas estão ainda abaixo do valor real da empreitada.
Possivelmente, a hipótese Alverca seria “uma solução que deve ser encarada com bastante seriedade”, pois permitiria uma travessia ferroviária, metade túnel e metade viaduto, ligando a Estação do Oriente ao novo aeroporto, em Alcochete, e desenvolvendo o tráfego de mercadorias, sem transbordo, dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.
As contas terão sido feitas a partir da consulta dos projectos, preparados pela Lusoponte e pela Rave, ainda com o custo de alguns acessos não contabilizado, pelo que os números lançados por estas duas empresas estão ainda abaixo do valor real da empreitada.
Possivelmente, a hipótese Alverca seria “uma solução que deve ser encarada com bastante seriedade”, pois permitiria uma travessia ferroviária, metade túnel e metade viaduto, ligando a Estação do Oriente ao novo aeroporto, em Alcochete, e desenvolvendo o tráfego de mercadorias, sem transbordo, dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines.
Ler http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20081031%26page%3D21%26c%3DA
1 comentário:
Por favor, nunca ouvi falar de ideia mais "estúpida" do que uma travessia em Alverca. Se querem poupar dinheiro, façam a Ponte onde já deveria ter sido feita há muito tempo, no Barreiro. Assim servem a população do Barreiro, Moita, Montijo, Pinhal Novo e ao mesmo tempo servem o novo Aeroporto. Caso contrário daqui a uns anos será necessário construir mais uma ponte, porque o Barreiro não pode esperar eternamente por essa travessia. Devo salientar que não resido nem trabalho na zona do Barreiro, mas fico incrédulo quando vejo este tipo de comentários às opções do governo
Enviar um comentário