23/11/2008

Produção de carros eléctricos em Portugal

Portugal pode receber em breve a produção de um carro eléctrico. Uma empresa norueguesa está a negociar com o Governo português a instalação de uma fábrica no norte do país, com um investimento previsto de 25 milhões de euros 1.
Cada vez mais as marcas automóveis apresentam versões eléctricas dos seus modelos convencionais. No entanto, a empresa norueguesa está a negociar com o Governo português a instalação de uma fábrica unicamente vocacionada para este tipo de veículos.
O automóvel chama-se ‘Buddy’ e está a já ser vendido há 10 anos na Noruega, com vendas de 500 unidades por ano.
A Noruega é o país do Mundo com maior índice de carros eléctricos por habitante e aquela empresa pretende aumentar a produção do carro para cinco mil unidades por ano, chegando às 20 mil unidades daqui a cinco anos 2.
O Governo anunciou, este sábado, benefícios fiscais a quem compre carros eléctricos e garantiu que o Governo vai apoiar a construção de 1300 postos de abastecimento de energia eléctrica até 2010.
Porém, estranhamente, estas garantias foram apresentadas durante a assinatura de um acordo entre o Governo e uma outra parceria de… construtores franco-nipónicos.
Estes parceiros prometem ser eles agora a construir carros ultra-silenciosos, não poluentes com uma autonomia de 160 quilómetros, utilizando baterias carregáveis de iões de lítio. Quanto ao preço dos veículos eléctricos deverá ser próximo dos automóveis tradicionais 3.
Sobre a negociação com os experientes noruegueses, nada se disse. Talvez o negócio tenha ficado em ‘águas de bacalhau’… (da Noruega).

1. Ver
www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=341900
2. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=117444
3. Ver http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1048503

Sem comentários: