27/04/2009

Carrossel de oliveiras na Praça do Comércio

Parece que a ideia agradou a muitos dos que passam pela mais nobre e imponente praça de Lisboa, em devaneio turístico, ou na correria para o emprego.
São 45 os ‘jardins portáteis’ idealizados por Leonel Moura, mas que custou à autarquia 70 mil euros. Movem-se à força dos pés de quem se senta na estrutura plástica que sustenta a pequena árvore.
Talvez também por isso o autarca já pense em deslocá-las, depois das comemorações do 25 de Abril, para a Praça da Figueira, onde darão o colorido ao local. O desafio/convite é extensível a outros artistas plásticos para apresentarem projectos para a cidade.
Não fosse o vento que a fustigava e a poeira das obras que brindava os visitantes, muitos mais pessoas por ali tinham ficado.
O artista plástico explicou então que o seu ‘jardim portátil’ permite aos cidadãos, pelo seu movimento, participar na vida da cidade. Sobre a árvore escolhida e que dá sombra a quem nela se acolhe e que está fortemente enraizada à cultura portuguesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei imenso so jardim "ambulante", dá cor ao local e é muito agradável de usar pois o usuário pode deslocar o banco e a respectiva sombra/oliveira. Mas acho que não é equipamento que faça sentido na Praça de Figueira, onde não há vista para o rio, nem para nenhum sítio agradável além da arquitectura da própria praça.