09/04/2009

Metro promete viagens mais rápidas

O Metropolitano de Lisboa tem boas notícias para os seus passageiros: no fim de Agosto entrará ao serviço o prolongamento de cerca de dois quilómetros da linha vermelha entre Alameda e S. Sebastião.
Este troço permitirá ligar todas as linhas da rede subterrânea e reduzindo bastante os tempos de percurso dos utentes, que deixam de ter de mudar de linha tantas vezes como actualmente.
Um utente poderá experimentar quanto tempo demora actualmente o percurso de Metro entre S. Sebastião e Alameda, com mudança da linha azul para a verde, na Baixa/Chiado: após alguns minutos de espera nos cais das estações, são 10 minutos entre a estação S. Sebastião e a Baixa/Chiado. Mais algum tempo para mudança de linha e de espera na linha verde e seguindo-se o trajecto até à estação da Alameda.
Feitas as contas, verifica-se que a viagem dura no mínimo 20 minutos. Esse tempo será encurtado para cinco minutos com a entrada em funcionamento da ligação directa pela linha vermelha, poupando-se cerca de 15 minutos.
Mas também há más notícias: a extensão de S. Sebastião abre com quase quatro anos de atraso e custa mais 78 milhões de euros que o previsto.
As causas da derrapagem financeira e do atraso nas obras são, para a administração do Metro, resultado de “constrangimentos e alterações” ao projecto incial, no qual “a Comissão Europeia considerou insuficiente a declaração emitida pela DRAOT-LVT, pelo que o Metro instruiu o processo de Avaliação de Impacte Ambiental junto da autoridade competente, que culminou com a emissão da Declaração de Impacte Ambiental, em 31 de Março de 2003, preconizando o ajustamento do traçado para evitar o Palacete Mendonça e os laboratórios do Instituto Superior Técnico”...
Teriam sido estes “ajustes (que) obrigaram a minimizar os impactes à superfície e a adiar as obras, que passaram a coincidir com a execução do túnel rodoviário do Marquês, promovido pela CML”.
Os protestos dos moradores e dos comerciantes devido aos atrasos têm, por isso, sido frequentes.

Ver
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1195783

Sem comentários: