08/04/2009

GEOTA reclama construção de corredor verde na frente ribeirinha

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) “acredita que a zona ribeirinha de Lisboa pertence à população e deve ser aproveitada para recreio”.
Por isso, o GEOTA reclama a construção de um corredor verde de forma a requalificar a zona ribeirinha de Lisboa sendo este um dos objectivos da iniciativa ‘Nós Pedalamos’, evento que, organizado há 10 anos pelos ambientalistas do GEOTA, realizar-se-á este ano no dia 10 de Maio. A sessão de apresentação do ‘Nós Pedalamos’, que substitui a anterior designação ‘Belém-Trancão’, teve lugar no Palácio dos Marqueses da Praia, no Parque da Cidade, em Loures.
É sabido que “a CML vai inaugurar uma pista ciclável em parte do percurso [desde Belém até Cais do Sodré], o que representa que uma parte da intenção foi cumprida, não na totalidade, porque se trata de uma pista ciclável e não de um corredor verde". Apesar disso, esta inauguração é “uma pequena vitória”.
O passeio deste ano vai sair das instalações da Marinha (perto do Terreiro do Paço e do Cais do Sodré, em Lisboa) e estender-se-á até ao Parque da Cidade, em Loures. E foi nesta cidade que ontem o GEOTA celebrou um protocolo com a autarquia, com o objectivo de também virem a ser criados corredores verdes no município de Loures.
A partir de agora as inscrições para o ‘Nós Pedalamos’ vão estar disponíveis através da página do GEOTA na Internet, onde “toda a gente com idade superior a 12 anos pode participar”, “o GEOTA espera manter as cerca de mil participações registadas em edições anteriores”.

Ver Lusa doc. nº 9526585, 06/04/2009 - 18:22

Sem comentários: