29/04/2009

Edifício Solar XXI

A construção designada por “Edifício Solar XXI” foi construída em 2004/2005 e inaugurado no ‘Campus’ do INETI, ao paço do Lumiar, em Janeiro de 2006.
Este edifício pretende ser um bom exemplo da integração e aplicação de energias renováveis num edifício de serviços, nomeadamente com a utilização de sistemas solares passivos e activos. Pretende, também, constituir-se como um exemplo de um edifício energeticamente eficiente e de baixo consumo energético.
Este projecto resulta de uma cooperação e procura de soluções integradoras dos diferentes sistemas “energéticos”, que resultem num todo coerente, evitando apêndices ao edifício, que poderiam ter um impacto negativo ao nível arquitectónico 1.
Agora foi a vez de um ministro estrangeiro, o do Meio Ambiente do Brasil, visitar o Edifício Solar XXI, considerado um exemplo de construção energeticamente eficiente.
O governo brasileiro anunciou a intenção de construir até 2010 um milhão de casas sociais, tendo o Ministro acrescentado que pelo menos metade destas deverão ter, de raiz, sistemas de aquecimento por placas solares e sistemas de recolha da água da chuva, para aproveitamento.
O Governo brasileiro terá feito as contas e chegado à conclusão que estas medidas permitirão economizar “um salário médio brasileiro por ano” 2.

1. Ver
www.ineti.pt/projectos/projectos_frameset.aspx?id=325
2. Ver http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1213843

Sem comentários: