11/04/2009

Pólenes ameaçam alérgicos nos próximos dias

As concentrações de pólenes no ar estarão muito elevadas nos próximos dias em Portugal continental, segundo um alerta emitido pela Sociedade Portuguesa de Alergologia (SPA) 1.
O alerta para o período entre hoje e 16 de Abril é particularmente dirigido a quem tem alergia aos pólenes da azinheira e de outros carvalhos, da oliveira e do pinheiro, bem como aos das ervas parietária e gramíneas.
Na Estremadura e região de Lisboa, os pólenes encontram-se em concentrações muito elevadas, com realce para a azinheira, erva parietária e oliveira. No Alentejo registam-se os níveis polínicos mais elevados, com predomínio dos pólenes da azinheira, gramíneas, pinheiro, azeda e tanchagem, sendo esperadas concentrações elevadas para o da azinheira, moderadas a elevadas para o das gramíneas, com tendência para aumento dos níveis, e baixas a moderadas para os do pinheiro e das ervas azeda e tanchagem.
No Norte do país e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com destaque para os pólenes do carvalho, pinheiro e bétula. Por seu lado, os pólenes da parietária e gramíneas apresentam tendência para aumento dos níveis, mantendo-se em baixas concentrações.
No centro do país e região de Coimbra, os pólenes encontram-se também em níveis muito elevados, sendo mais frequentes os do pinheiro, carvalho e erva parietária. Os pólenes estarão de igual modo em níveis muito elevados no Algarve, principalmente de azinheira e oliveira.
Nos Açores, o pólen estará em níveis moderados, com destaque para o de cipreste, pinheiro, erva parietária e plátano. Há tendência para aumento dos níveis de pólen de pinheiro. Na Madeira, o pólen atmosférico estará presente em níveis moderados, com predomínio para os de cipreste, erva parietária e eucalipto 2.
Cuidem-se os alérgicos…, vêm aí dias muito difíceis.

Sem comentários: