22/04/2009

O dia que quer tornar verde o planeta azul

Hoje em dia, o ambiente tornou-se moda e os especialistas portugueses admitem que os jovens estão mais atentos à defesa do local onde vivem. No entanto, ainda há sítios afundados em poluição. Hoje, o dia será dedicado à defesa do Planeta Terra.
Quem contribuiu para que hoje o ambiente esteja na moda foram 20 milhões de norte-americanos que há 39 anos saíram à rua para protestar em massa pelo direito a um ambiente mais sustentável e a um planeta mais saudável. Foi o primeiro passo para a criação do Dia da Terra, que se comemora hoje, dia 23, em todo o mundo e que chamará a atenção para locais que hoje estão ainda afundados em poluição.
Entre os dez piores está a Rússia que tem actualmente quatro locais de poluição extrema, devido a fábricas de armamento da Guerra Fria e de produção de materiais pesados. É por existirem casos destes, que os ambientalistas dizem ser importante comemorar o dia da terra, chamando a atenção “para abrir consciências” e mostrar à sociedade civil que a mudança depende não só dos políticos mas também das próprias pessoas.
Num ano tão importante para o ambiente - com a realização da Earth Hour, das conferências de Bona (Alemanha) e com o encontro de Copenhaga (Dinamarca), que poderá definir o substituto do Protocolo de Quioto -, todos estão ‘com esperança’ de que algo irá mudar, principalmente com as novas políticas ambientais por parte dos EUA.
Quanto ao presente que se podia dar ao planeta Terra no seu dia, os especialistas são unânimes: uma maior consciência ambiental, respeito pela natureza e que iniciativas como o Dia da Terra não sejam apenas uma vez por ano, e que é necessário acabar com as discrepâncias entre os países ricos e pobres.
Quanto ao presente que se podia dar ao planeta Terra no seu dia, os especialistas são unânimes: uma maior consciência ambiental, respeito pela natureza e que iniciativas como o Dia da Terra não sejam apenas uma vez por ano.

Ver
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1207522

Sem comentários: