31/01/2009

Comissão Europeia ameaça Portugal por causa da poluição atmosférica

A Comissão Europeia está insatisfeita com o desempenho português quanto à qualidade do ar e ameaçou não ficar de braços cruzados. De Bruxelas vieram na 5ª fª passada dois avisos por incumprimento sobre a qualidade do ar nas zonas da Grande Lisboa e Norte.
O mais grave, e que mereceu uma “última advertência escrita”, refere-se ao funcionamento de instalações industriais sem licenças que garantam a redução das emissões poluentes para níveis mínimos, que o comissário europeu do Ambiente considerou ser uma situação “inaceitável”.
A insatisfação europeia abrange ainda o incumprimento dos valores-limite permitidos para as PM10, partículas em suspensão perigosas que podem provocar asma, problemas cardiovasculares, cancro do pulmão e morte prematura. As PM10 são emitidas pela indústria mas também pelo trânsito e aquecimento doméstico.
Além de Portugal, Bruxelas chamou a atenção de outros sete países porque deviam ter emitido novas licenças ou actualizado as existentes até 30 de Outubro de 2007.
Portugal e outros nove Estados membros receberam uma primeira carta de advertência por não terem ainda solicitado um prazo suplementar para o cumprimento da norma que dita os valores-limite.

Ver http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1358044

Sem comentários: