30/01/2009

Apresentação do 1º candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu

Boa tarde,
Companheiros e Amigos!

Em primeiro lugar, permitam-me que vos saúde, em nome do Partido Ecologista “Os Verdes”, estendendo esta saudação a todos os membros do Partido Comunista Português, da Intervenção Democrática e a todos os independentes.

O Partido Ecologista “Os Verdes” integra a Coligação Democrática Unitária por acreditar que há, aqui, uma conjugação de esforços necessários à mudança que a Europa precisa.

A intervenção da CDU nas eleições para o Parlamento Europeu definir-se-á pela luta contra a política de direita, contra os retrocessos e as injustiças sociais, contra as agressões ambientais.

Esta batalha eleitoral constitui a oportunidade para a CDU se afirmar, com força e entusiasmo, como um espaço de democracia, de defesa dos interesses e direitos dos portugueses.

As decisões da União Europeia cada vez mais condicionam o desenvolvimento do nosso país e influenciam as nossas vidas.

Da participação de Portugal na União Europeia deve resultar a defesa intransigente da melhoria da qualidade de vida da população, de um desenvolvimento sustentável; deve resultar a defesa da justiça social, dos direitos e interesses nacionais.

Os deputados eleitos no Parlamento Europeu serão chamados a intervir e a decidir sobre questões complexas e determinantes sobre o nosso futuro e o futuro da União Europeia.

Por termos consciência disso, aqui estamos hoje, neste acto público de apresentação de Ilda Figueiredo como primeira candidata da CDU às eleições do Parlamento Europeu.

É uma escolha que acreditamos ser adequada em função do trabalho e do precioso empenho que tem vindo a ser desenvolvido, e pela enorme capacidade de poder dar voz ao projecto e às propostas da CDU.

E com todos os candidatos da CDU, com todo o apoio dos Verdes, do PCP, da ID e de milhares de independentes, travar-se-á esta batalha eleitoral com vigor, convicção e ambição.

Com políticas e pessoas competentes, honestas, com determinação e capazes de trabalhar para os portugueses e com os portugueses.

Estamos conscientes de que para se atingir estes objectivos é preciso empenho e dedicação de todos. Por isso, estamos unidos e empenhados no reforço e consolidação deste projecto.

Na Europa, assim como em Portugal, a CDU continuará a agir por mais justiça social, por um melhor ambiente, e por uma maior coesão social, económica e territorial.

Por parte dos Verdes asseguramos, com toda a convicção, que é com muito orgulho, honra e determinação que daremos estes passos, rumo a um país e a uma Europa ecologicamente sustentada, mais democrática, mais justa e mais fraterna.

Perante o quadro da globalização capitalista e das ofensivas neoliberais, perante as marcas que o federalismo e o militarismo deixam, cada vez mais, na Europa, perante os retrocessos sociais, perguntamo-nos se queremos mais desta Europa?
Claro que não!

Não queremos uma Europa fortaleza, desumanizada, intolerante, onde predominam a subordinação e a desvalorização da produção nacional, a privatização de bens e serviços.

Recusamos uma Europa que põe em causa a democracia ao impedir referendos e tentando impor, a qualquer custo, um tratado que vai contra a vontade dos povos e apenas serve a desigualdade, o neoliberalismo e o militarismo.

Não nos acomodamos nem resignamos perante as dificuldades, defendemos o desenvolvimento do país em todas as suas dimensões. Defendemos uma Europa de Estados iguais, com respeito pelas especificidades de cada país, uma Europa ambientalmente equilibrada, de paz e de cooperação, onde seja possível afirmar o interesse e a soberania nacionais.

Todos os que estão preocupados e insatisfeitos com o rumo que Portugal está a tomar, todos os que são afectados e prejudicados pela política de direita e que reclamam por uma vida melhor, encontram na CDU o trabalho, a coerência, o compromisso e a segurança.

Todos os portugueses têm a ganhar com o reforço da representação da CDU no Parlamento Europeu.

É por isso, companheiros e amigos, de grande importância este reforço.

Sem a CDU, a Europa entrega-se a um processo que não salvaguarda, muito pelo contrário, a defesa do ambiente, dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país.

Os Verdes assumem, mais uma vez, a vontade de fazer da CDU um espaço de intervenção e de participação aberto a todos os que querem, connosco, alcançar os seus interesses e aspirações.

Queremos contribuir para uma sociedade mais justa, mais digna, por um país ambientalmente sustentável, por uma Europa de solidariedade e por um mundo de paz.

Precisamos de uma Europa pautada por novos valores: uma Europa mais verde, democrática, participativa, que preserve a liberdade de cada povo decidir sobre o seu próprio destino, uma Europa que ponha fim aos desequilíbrios ecológicos, sociais e regionais.

E, companheiros e amigos, termino reafirmando o compromisso e dedicação do Partido Ecologista “Os Verdes” neste objectivo.

Porque votar na CDU é votar numa política que resolve os grandes e graves problemas do país e da Europa!

Viva a CDU!

Cláudia Madeira, 29/01/2009

Sem comentários: