14/01/2009

Enfrente a crise economizando nos transportes

Toda a gente está a entrar em pânico com a recessão, mas é possível cortar nas despesas com transportes, fazendo pequenas mudanças. Onde quer que vá, vá em “low cost”.
1 - Precisa de guiar? Por que não caminhar até ao supermercado e trocar o seu carro por um transporte público ou uma bicicleta nas suas tarefas diárias?
2 - Se vai para longe e precisa mesmo de ir de carro, divida a viagem com amigos e assim podem também dividir as despesas.
3 - Guie suavemente, porque travar e acelerar repentinamente faz com que o motor use mais combustível. Mantenha-se numa velocidade limite e constante, pois o seu carro polui sobretudo em velocidades muito baixas ou muito altas.
4 - Quanto mais aerodinâmico for o seu carro, menos combustível consome. Por isso, tire as grades do tejadilho, feche as janelas e deite fora o lixo da mala, pois quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível vai gastar.
5 - Ajuste os pneus para a pressão correcta e vai conseguir gastar menos 10% de combustível.
6 - Se está a pensar em comprar carro, opte pelo veículo mais ecológico possível, bem como pelo mais pequeno e barato que sirva as suas necessidades, porque lhe vai custar menos a manter, enquanto os carros em segunda mão sejam mais baratos, mas, normalmente muito mais gastadores.
7 – Vá de transporte públicos, ou recorra a mios de mobilidade suave. Vá pelo seu pé e aproveite a fazer algum exercício físico. Vai ver que ‘não dói nada’!

Ver Metro 2009-01-13, p. 4

Sem comentários: