03/01/2009

Falta de higiene e água a mais nos alimentos

A baixa qualidade de alguns produtos alimentares acaba por afectar a saúde pública, em particular, doas consumidores.
Por exemplo, o fiambre, um dos produtos mais consumidos à mesa dos portugueses, tem água e sal a mais, problemas de conservação e higiene e ainda açúcares desnecessários. O alerta é dado pela Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) que fez testes a 14 marcas de fiambre pré-embalado e seis a granel.
Os problemas persistem há pelo menos 12 anos, o que revela uma falta de vontade dos fabricantes nacionais para melhorarem os seus processos de produção, pondo em causa a qualidade alimentar.
Ao ter água e sal a mais, os fabricantes melhoram o seu rendimento e evitam o uso de matérias-primas mais caras. Só que um fiambre com humidade elevada também é mais difícil de conservar e tem menos qualidade, por isso deve ter um prazo de validade mais curto.
Quanto ao tempero, os resultados demonstram a tendência para continuar a salgar o produto, tendo a grande maioria das marcas analisadas chumbado neste aspecto. Por isso, se uma pessoa comer duas fatias finas de fiambre será o suficiente para atingir cerca de 15% do valor máximo de sal a consumir por dia, recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Quanto ao preço, a análise conclui que se os consumidores optarem por o fiambre a granel em vez de um pré-embalado podem chegar a poupar 7,30 € por quilo. Nesta matéria, mesmo entre os pré-embalados também há grandes discrepâncias. Se estiver atento, o consumidor pode conseguir poupar 1, 41 € por cada 150 gramas.

Ver
http://dn.sapo.pt/2008/12/29/sociedade/fiambre_portugues_agua_a_mais_e_falt.html

Sem comentários: