06/08/2009

Associações de editores e livreiros procuram fusão

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a União de Editores Portugueses (UEP) têm andado de costas voltadas desde a criação desta última.
Até no que se referia à organização das edições da Feira do Livro de Lisboa, as associações não tinham ultrapassado o diferendo que remontava a 1999, quer no que se refere ao modelo de organização da Feira, quer no que respeita ao tipo de expositor (stand), e a CML vinha servindo de intermediário 1.
Até que, no ano passado, foi assinado um protocolo de entendimento entre as partes envolvidas 2.
Agora, pode não se saber se acabarão as divergências entre os editores e livreiros portugueses, mas ontem foi dado o primeiro passo que levará à unificação das duas associações que existiam em Portugal no sector: a APEL já demitiu a sua direcção e a UEP vai fazê-lo até ao final do mês corrente.
A direcção da APEL apresentou ontem a sua demissão ao presidente da mesa da assembleia geral (da Guimarães Editora), com o objectivo de criar condições para a convocação e realização de uma assembleia geral eleitoral, no final do mês de Setembro.
Por sua vez, a UEP irá reunir-se em assembleia geral no dia 31 de Agosto e, nessa altura, a direcção também se demitirá, seguindo a APEL. “Mais tarde serão elaborados os novos estatutos dessa associação”.
Há dez anos que estas duas associações coexistiam e desde há algum tempo que estavam a realizar reuniões preparatórias que levassem à reunificação do sector. A “formalização deste entendimento” passa pela filiação na APEL de actuais associados da UEP, nomeadamente do Grupo Leya 3.

Sem comentários: