01/08/2009

PS apresentou novas promessas sem fazer balanço das muitas que ficaram por cumprir

O Partido Ecologista “Os Verdes” acusou na 5ª fª o PS de estar a apresentar um conjunto de promessas sem fazer um balanço das promessas feitas antes da legislatura que agora termina.
“Os socialistas não querem fazer o balanço nem prestar contas. Querem virar-se apenas para a próxima legislatura para fazer exactamente o mesmo que fizeram na anterior: um conjunto de promessas em que já é difícil de acreditar, face às políticas prosseguidas por este governo”, disse a deputada Heloísa Apolónia.
“Este foi o governo que prometeu 150 000 postos de trabalho, um complemento solidário que deveria abranger cerca de 300 000 idosos”, acrescentou, lembrando que estas, como outras, promessas dos socialistas ficaram por cumprir.
Os despedimentos no Arsenal do Alfeite e a não integração dos trabalhadores da Gestnave na Lisnave, empresa de reparação naval instalada na península da Mitrena em Setúbal, foram, na opinião do PEV, dois exemplos flagrantes de uma política que, na prática, contrariou as promessas que tinham sido feitas pelos socialistas há quatro anos.
Heloísa Apolónia falava aos jornalistas em conferência de imprensa realizada em Setúbal para fazer o balanço da actividade parlamentar do PEV na actual legislatura, salientando alguns aspectos em que “Os Verdes" consideram ter marcado a agenda parlamentar.
A segurança no transporte colectivo de crianças, a integração da vacina do colo do útero no Plano Nacional de Vacinação e a remoção de amianto dos edifícios públicos, foram alguns exemplos referidos das intervenções em que o PEV considera ter tido um papel importante na Assembleia da República.
“A qualidade da intervenção do nosso Grupo Parlamentar é garantida pela seriedade das nossas propostas, que são da nossa iniciativa, e pelas quais batalhámos com todas as forças na assembleia da república”, frisou a deputada do PEV.
Heloísa Apolónia salientou também algumas temáticas que estiveram sempre presentes no trabalho do PEV e que deram origem a outras iniciativas paralelas: transportes, energia, agricultura, ambiente e ordenamento do território e educação.
Na área dos transportes, a deputada do PEV referiu a integração de diferentes meios de transporte público no passe social, designadamente a Fertagus (comboio da ponte 25 de Abril) e o Metro Sul do Tejo.
Por outro lado, destacou o trabalho desenvolvido do sentido de haver uma preocupação maior com a poupança e a eficiência energética, que poderá reduzir a factura do consumo de energia do país em cerca de 30%.
A deputada do PEV salientou ainda o trabalho de grupo parlamentar, constituído apenas por dois deputados, na luta contra os transgénicos, em defesa do ambiente e do ordenamento do território, bem como na defesa da escola pública.

Ver Lusa doc. nº 9961929, 30/07/2009 - 19:20

Sem comentários: