Uma linha de eléctrico, como a nº 28, permite múltiplas ligações num longo percurso balizado entre a Praça do Martim Moniz e o Largo do Cemitério dos Prazeres, em Campo de Ourique.
Assim, Graça, cerca moura, Sé, Baixa, Camões/Chiado, estrela, Campo de Ourique ficam ligadas, permitindo fáceis deslocações nestas e para outras zonas sem necessidade de recurso ao transporte individual, vulgo automóvel.
Um facto positivo, o eléctrico não estaciona, pára para receber e deixar passageiros, seguindo sempre a sua via sem ocupar mais espaço do que o apenas utilizado no deslocar-se.
Outro facto positivo, a interacção social na linha 28 (e nos eléctricos em geral) é fonte de anti-stress urbano contemporâneo e responde aos requisitos de uma necessária mobilidade sustentável 1.
Assim, Graça, cerca moura, Sé, Baixa, Camões/Chiado, estrela, Campo de Ourique ficam ligadas, permitindo fáceis deslocações nestas e para outras zonas sem necessidade de recurso ao transporte individual, vulgo automóvel.
Um facto positivo, o eléctrico não estaciona, pára para receber e deixar passageiros, seguindo sempre a sua via sem ocupar mais espaço do que o apenas utilizado no deslocar-se.
Outro facto positivo, a interacção social na linha 28 (e nos eléctricos em geral) é fonte de anti-stress urbano contemporâneo e responde aos requisitos de uma necessária mobilidade sustentável 1.
A reposição de outras carreiras de eléctrico em Lisboa, como seria o caso das linhas 26, 29 e 30, tem sido uma das exigências do Grupo Municipal de “Os Verdes”, como meio de melhorar as acessibilidades na capital e, tendo em consideração, não apenas as vantagens turísticas, por os transportes férreos serem menos poluentes que os restantes meios de transportes de superfície 2.
Até ao momento, CML e Carris não se têm apresentado disponíveis para implementar esta recomendação do PEV aprovada por Unanimidade por todos os grupos municipais na AML.
Até ao momento, CML e Carris não se têm apresentado disponíveis para implementar esta recomendação do PEV aprovada por Unanimidade por todos os grupos municipais na AML.
1. Ver Jornal de Lisboa, nº 19 (Ago. 2009), p. 6
2. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=141&Itemid=36
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