29/08/2009

Projectos de expansão do Metropolitano de Lisboa

Há algumas semanas, foi notícia que o Metropolitano de Lisboa se preparava para anunciar no fim de Agosto ou princípio de Setembro o seu plano de expansão no concelho de Lisboa.
O plano ainda está a ser alvo de negociações com a autarquia, e poderá incluir a extensão da Linha Verde a Carnide e da Linha Amarela à Estrela, estando também em cima da mesa a criação de uma nova ligação entre as duas últimas linhas, e a inclusão do prolongamento da Linha Vermelha até Campo de Ourique a partir de São Sebastião.
Haverá “ligações dentro da cidade de Lisboa que estão a ser desenvolvidas e planeadas juntamente com os técnicos da Câmara de Lisboa”, ficando o anúncio para ser feito “dentro de semanas, quando a Câmara o entender” 1.
No sítio do Metropolitano de Lisboa diz-se, aliás, que a ligação a São Sebastião, cuja inauguração deverá ocorrer em breve, “constitui a primeira fase da estratégia de uma nova circularidade interna, que sirva micromercados importantes da cidade, nomeadamente Campolide, Amoreiras e Campo de Ourique” 2.
Também é conhecida a expansão da Estação Oriente até ao aeroporto. Mas, e o resto dos prolongamentos?
O vereador do Urbanismo da CML refere que ainda estão a ser alvo de “acertos”, incluindo o crescimento da Linha Verde de Telheiras a Carnide e da Amarela pelo menos entre o Rato e a Estrela, zona que no sítio do Metro se define “com densidade habitacional elevada, mal servida de transportes públicos e com poucos lugares de estacionamento” 1.
Também estará em estudo a possibilidade de se criar uma nova ligação entre as linhas Verde e Amarela, para “funcionarem como uma circular e servirem melhor o centro da cidade”, mas nem a CML, nem o Metro explicam onde.
Aproximando-se a data prevista para o anúncio dos projectos de expansão das linhas, não seria importante haver um debate público onde estes estudos pudessem ser apresentados e dialogados previamente com os lisboetas?

Sem comentários: