14/08/2009

Lisboa com elevado risco de sismos

Mais de metade da Área Metropolitana de Lisboa (AML) tem risco de sísmico elevado ou muito elevado, de acordo com dados da cartografia de riscos elaborada no âmbito da revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT).
Segundo a cartografia de riscos da AML, a zona do Arco Ribeirinho Sul, entre Almada e Alcochete e para onde estão previstos os projectos de requalificação dos antigos complexos industriais da Margueira, Siderurgia Nacional e CUF/Quimigal, apresenta risco moderado e elevado de inundação por tsunami.
A versão preliminar apresentada na 5ª fª do PROTAML, indica que “a susceptibilidade à inundação por tsunami é elevada em seis por cento do território da AML, constituindo pontos críticos as costas arenosas e os estuários do Tejo e do Sado, com destaque para as zonas ribeirinhas dos concelhos de Alcochete, Moita, Barreiro, Almada e Seixal”.
No que diz respeito ao risco sísmico, este é elevado ou muito elevado em 74% do território da Área Metropolitana, devido à proximidade de estruturas activas submarinas junto ao território continental português e à falha do vale inferior do Tejo.
Os casos mais desfavoráveis estão em Alcochete, Vila Franca de Xira e Montijo. Mafra, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Setúbal são os concelhos “mais relevantes” em relação aos perigos de desabamentos e deslizamentos.
Para além destes riscos, a AML está exposta às cheias, mas estes efeitos não são sentidos da mesma maneira em todo o território. As bacias hidrográficas da Grande Lisboa, entre os concelhos de Mafra e Vila Franca de Xira são susceptíveis de ser afectadas por cheias rápidas.
De acordo com a mesma fonte, as metas PROTAML remetem para o ano de 2015 a conclusão de toda a regulamentação sobre o uso de zonas perigosas, para todos os tipos de riscos e em todos os municípios da AML.

Ver
www.tvi24.iol.pt/sociedade-regioes/tvi24-sismos-riscos-aml-lisboa-ordenamento-territorio/1082008-4556.html e http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1334224&seccao=Sul

Sem comentários: