30/08/2009

Novo troço da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa

Com o prolongamento da Linha Vermelha, a viagem que durava 21 minutos passa a ser feita em apenas 5 minutos, sem mudar de comboio. O prolongamento da linha tem 2,2 quilómetros de extensão, custou 210 milhões de euros e vai servir 32 milhões de passageiros por ano.

É a primeira vez que a linha Vermelha se interliga às três restantes linhas - Verde, Amarela e Azul - através de uma conexão transversal a meio da sua extensão. A grande vantagem para os utilizadores do metro passa pela redução substancial na duração das deslocações.
A obra foi iniciada em 2003 com previsão de conclusão em 2006 e foi inicialmente orçada em 132 milhões de euros. Terminou em 2009 e com um custo total de 210 milhões de euros.
Para o presidente do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa, “o atravessamento da Linha Vermelha pelas restantes três linhas de metro a meio do seu percurso constitui um elemento importante na distribuição da mobilidade”, porque “pela primeira vez, o metropolitano oferece à cidade uma verdadeira rede de metro”.
A caracterização das novas estações contou com intervenções artísticas a cargo do arquitecto José Almada Negreiros (filho de Almada Negreiros) e de Maria Keil: “O metro de Lisboa é hoje referenciado em todo o mundo como um case study ao nível da inserção da arte nas estações”.
Segundo dados avançados pela empresa, o prolongamento da linha Vermelha trará benefícios ambientais que se traduzirão, no espaço de um ano, na diminuição de emissão de 16 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera 1.
A empresa continua, porém, sem indicar que projecto prevê para a futura expansão da rede do metropolitano 2.

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