28/08/2009

Metropolitano procura acelerar abertura da nova Linha Vermelha

O prolongamento da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa (ML) entre as estações Alameda, Saldanha e S. Sebastião, unindo toda a rede do comboio subterrâneo, deverá entrar ao serviço este sábado, embora oficialmente, a administração do ML diz desconhecer quando essa extensão será inaugurada.
Tido aliás sido bem visível a azáfama de largas dezenas de operários a trabalhar aceleradamente tanto no subsolo como à superfície das estações.

Um panorama que agradou aos comerciantes com lojas situadas na área de intervenção das obras, que se queixam de terem sido seriamente prejudicados pelo encerramento das suas ruas, os tapumes que deixaram emparedados os seus estabelecimentos, o pó, a lama e o barulho, que afastaram os clientes.
As obras duram há 30 meses e dizem que “no sábado isto desaparece tudo daqui da rua e o Metro já anda na linha nova”.
As novas estações Saldanha e S. Sebastião vão ter elevadores. Este prolongamento que liga todas as linhas da rede do ML traz a vantagem de permitir viajar sem ter de mudar de comboio, poupando muito tempo nos percursos. O trajecto entre S. Sebastião e Alameda passa a demorar cinco minutos em vez dos actuais 21 minutos. Feitas as contas, são menos 16 minutos.
A extensão desta linha, que segundo os projectos iniciais já deveria ter entrado ao serviço em 2005, ou seja, a extensão fica pronta com quatro anos de atraso, tinha um custo previsto de 132 milhões de euros, mas, entretanto, esse valor aumentou para 210 milhões.

Sem comentários: