23/08/2009

Temperatura dos oceanos bateu novo recorde em Julho

A temperatura dos oceanos atingiu, em Julho, um novo máximo, 17 graus Celsius, batendo o anterior recorde, que datava de 1998, revelou o Centro Nacional de Dados do Clima, a agência governamental que regista aqueles valores desde 1880.
Os meteorologistas consideram que a subida resulta de uma combinação do fenómeno El Niño com um agravamento do aquecimento global.
O aumento da temperatura da água dos oceanos pode agravar o degelo das calotes polares e tornar mais fortes os furacões. No Hemisfério Norte, a maioria da água tem vindo a apresentar-se consideravelmente mais quente do que o normal e, no Mediterrâneo, regista-se um aumento da temperatura de 0,8 graus Celsius.
As temperaturas têm vindo a elevar-se nos Oceanos Pacífico e Índico, mas a subida mais evidente é no Árctico, onde se registaram mais 2,7 graus Celsius do que a média.
Para os climatólogos, o aumento de temperatura da água do mar é considerado um sinal mais preocupante do aquecimento global do que quando o aumento se verifica no solo, dado que a água leva mais tempo a aquecer.

Sem comentários: