12/08/2009

Vá com os amigos contar estrelas cadentes

Popularmente chamadas as Lágrimas de São Lourenço, as Perseidas - chuva de estrelas - são um fenómeno anual. Este ano, o pico de intensidade ocorre na noite de hoje e de amanhã, podendo ser vistas sem telescópio.
O fenómeno é visível anualmente a partir de meados de Julho, registando-se a maior actividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de estrelas cadentes pode ultrapassar as 60 por hora. Podem ser observadas ao longo de todo o plano celeste, mas devido à trajectória da órbita do cometa Swift-Tuttle, são observáveis essencialmente no Hemisfério Norte.
As Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.
As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros. Neste caso o rasto é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste em partículas ejectadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material presente na nuvem actualmente, tem aproximadamente 1.000 anos 1.
Estes meteoros surgem durante a passagem da Terra pela nuvem de poeira deixada pelo cometa Swift-Tuttle. São visíveis a olho nu, entrando na atmosfera terrestre a cerca de 59 Km/h.
O director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, deixa um conselho: reúna os amigos, afaste-se das luzes da cidade que ofuscam as estrelas-cadentes de menor luminosidade e comece a contar. Em média, são esperados 110 meteoros por hora 2.

Sem comentários: