24/10/2008

Autódromo da Avenida põe cidade a funcionar com ‘pacemaker‘

Talvez por falta de ‘disponibilidade’ (??) da pista do Estoril 1, ou de disponibilidade financeira do município de Lisboa, neste próximo fim-de-semana vai decorrer na Avenida da Liberdade um evento de… Fórmula 1 !! A iniciativa pretende mostrar vários modelos de uma marca no sábado e domingo.
Será que o espaço público está agora à venda?

Segundo o director municipal de Ambiente Urbano, a organização vai pagar à CML mais de 22 mil euros de taxas municipais, mas o desastre para a cidade é outro: trata-se da devassa em ruído e poluição, e dos cortes totais da circulação pedonal e de transportes públicos nas principais artérias do coração da capital.
Aquele responsável acrescentou que, como a CML é parceira no evento de ‘Roadshow’, a iniciativa não pagará taxas de ocupação do espaço público. Além disso foram ainda feitos melhoramentos no piso da Avenida da Liberdade, nalguns pontos como cruzamentos, por iniciativa da organização.
O espectáculo irá, porém, condicionar fortemente o trânsito na Avenida da Liberdade, pelo que já foi duramente criticado pela oposição, nomeadamente pelos vereadores do PCP e dos Cidadãos por Lisboa, por obrigar ao condicionamento de trânsito e estacionamento na Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal e Restauradores. Também o vereador dos espaços verdes veio declarar não ter “qualquer simpatia por este evento” 2.
O vereador Ruben de Carvalho questionou mesmo qual a finalidade da “pedagogia” de uma iniciativa deste género naquela que é uma das mais poluídas artérias da Europa 3.

Sem comentários: