02/10/2008

Campanha ‘A Água é de Todos’

Ontem celebrou-se também (para além do Dia Mundial da Música e Dia do Idoso) o Dia Nacional da Água, recordando-se que o direito à água representa defender os direitos dos trabalhadores e combater a privatização daquele bem!
As organizações promotoras da Campanha Nacional “Água é de todos, não negócio de alguns”, saúdam todos os trabalhadores e em particular, os mais de 18 mil que operam nos serviços de água e saneamento que ao longo de décadas têm colocado a sua experiência e saber ao serviço do país e das populações.
A luta por melhores direitos e pela água pública não podia ter maior actualidade. O Governo, ao arrepio dos interesses e necessidades do país, continua a prosseguir uma estratégia que visa a privatização e transformação em negócio da captação, gestão e distribuição da água, como a venda recente da empresa de capitais públicos.
A mercantilização estende-se a todas as utilizações da água desde a fonte, com múltiplos desenvolvimentos recentes, como o novo “regime económico financeiro” da água (D-Lei nº 97/2008), a concessão a empresas privadas das novas barragens hidroeléctricas que lhes permitem controlar os nossos rios, e os termos da recente revisão do Convénio com Espanha, que põe em causa as utilizações não hidroeléctricas nas bacias do Douro e do Tejo.
Perante esta realidade, a Campanha Nacional “Água é de todos, não o negócio de alguns”, movimento que reúne actualmente 40 organizações e tem em curso um abaixo-assinado sob o lema, “Pelo direito à água e Por uma gestão pública de qualidade”, que conta já com milhares de assinaturas, reafirma a sua convicção de que o uso sustentável e justo da água só é possível com a adopção de políticas baseadas nos princípios da solidariedade e da igualdade, de valorização e respeito pelos direitos dos trabalhadores e da incorporação da sua experiência na promoção de melhores serviços públicos.
E é com o objectivo de “Afirmar o direito à água, defender e valorizar a gestão pública de qualidade, combater a privatização”, que a organização irá realizar um Encontro Nacional, no próximo dia 18 de Outubro, no Museu da Água em Lisboa, pelas 14h, iniciativa para a qual convida os interessados a assistir, em prol de exigência de uma nova política de água ao serviço do bem-estar colectivo.

Sem comentários: